Encontro Estadual define prioridades para empregados da Caixa
 

2012-06-05 17:25:27

O envolvimento dos(as) empregados(as) da Caixa na Campanha Salarial foi discutido no último sábado durante o Encontro Estadual, promovido pela Fetrafi-RS, em Porto Alegre.


O envolvimento dos(as) empregados(as) da Caixa na Campanha Salarial foi discutido no último sábado durante o Encontro Estadual, promovido pela Fetrafi-RS, em Porto Alegre. O evento reuniu 83 empregados e empregadas vindos de bases sindicais de todo o estado. Além de discutir de maneira aprofundada os temas propostos na pauta, os delegados e delegadas do Encontro escolheram a delegação que irá representá-los no 28º Congresso Nacional de Empregados da Caixa.

A mesa de trabalho do Encontro Estadual foi integrada pelo diretor da Fetrafi-RS, Jorge Vieira e pela Vice-presidente da APCEF/RS, Célia Zingler. A organização do movimento de empregados da Caixa foi o primeiro tema debatido pelos delegados e delegadas do Encontro Estadual. Os participantes tiveram consenso ao avaliar que o impacto da participação dos empregados e empregadas da Caixa na Campanha Salarial da categoria depende da organização e execução de ações que reflitam os interesses e se identifiquem com os bancários.

Os participantes do Encontro Estadual mantiveram a estratégia de negociação baseada na mesa única com a Fenaban e na mesa específica concomitante com a Caixa. A delegação gaúcha ao 28ºCONECEF vai defender a autonomia do movimento de empregados da Caixa para construção de um calendário de mobilização que fortaleça a Campanha Nacional dos Bancários a partir de cada banco.

Representação

Os empregados propõem a ampliação do número de delegados e delegadas ao Conecef/2013, através da proporção de um delegado para cada 150 empregados de base – sendo que o critério atual de participação determina 01 delegado para cada 300 empregados. Ainda foi proposta a eleição dos membros Comissão Executiva dos Empregados através do voto direto e proporcional no 28º Conecef.

Saúde

Os delegados do Encontro Estadual propõem que a empresa dê a devida atenção aos problemas do Saúde Caixa, evitando o repasse de reajustes desnecessários aos empregados. Também defendem a ampliação do número de profissionais credenciados ao Saúde Caixa, principalmente no interior do estado. Reivindicam ainda, a consolidação de estrutura funcional na Caixa para atendimento ao Saúde Caixa.

Condições de Trabalho

De acordo com denúncias recebidas pelo movimento sindical houve um aumento de cerca de 50% de volume de trabalho em função de novos programas de crédito disponibilizados pela Caixa. Por outro lado, a Caixa está coibindo as horas extras, sobrecarregando os empregados. Os participantes do Encontro relataram que há estagiários e menores aprendizes fazendo trabalho de funcionários, utilizando muitas vezes senhas de gestores para executar tarefas, o que mascara a necessidade de mais contratações.

Houve relatos de abertura de novas unidades sem o número necessário de empregados para atender à demanda de trabalho. Para discutir e tentar resolver estes problemas, o Encontro Estadual propõe a criação de um grupo de trabalho específico, integrado por representantes da Caixa e do movimento sindical para realizar um estudo sobre a estrutura de pessoal para novas unidades, evitando aabertura de agências com déficit de pessoal.

O Encontro definiu encaminhar ao CONECEF a proposta de ampliação do número de contratações na Caixa, até atingir o contingente de 100 mil empregados.

Jornada de Trabalho

Os participantes do Encontro aprovaram a nacionalização da campanha de conscientização pelo cumprimento da jornada de trabalho; o fim do banco de horas; o cumprimento imediato do login único; jornada de 6h para os tesoureiros; direito de bater o ponto para empregados que exercem cargos de confiança; liberação para os delegados e delegadas participarem de atividades convocadas pelo movimento sindical.

Plano de cargos de salários e promoções

Os delegados enfatizaram a necessidade de adoção de critérios transparentes e objetivos nos processos seletivos internos para promoções por mérito, com criação de um Grupo de Trabalho para debater com a Caixa os PSIs. Na avaliação dos participantes do Encontro, isto evita que o poder final de decisão se concentre no gestor.

Quanto ao Plano de Cargos e Salários, os empregados defendem a definição de um plano baseado na evolução na carreira e não na mera concessão de funções. Além disso, salientam que os cargos não podem ser retirados pelo gestor, mas sim submetidos a uma comissão de avaliação.

O papel da Caixa

Os delegados e delegadas do Encontro Estadual propõem a valorização do pessoal da Caixa que trabalha com atendimento social, viabilizando sua ascensão profissional dentro da empresa. Também defendem o resgate do papel do banco público, valorizando o atendimento do banco social, atuante como regulador do sistema financeiro e não como reprodutor das práticas de gestão dos bancos privados.

Confira a delegação gaúcha eleita pelo Encontro Estadual ao 28º Conecef:

EMPREGADOS DA ATIVA:

Arlindo Antônio Bertolo – Santo Ângelo
Cláudia dos Santos – Porto Alegre (diretora da APCEF/RS)
Claudiomiro dos Santos – Porto Alegre
Daiana Pereira Bridi - Porto Alegre
Devanir Camargo da Silva – Porto Alegre
Diva Maria Guerra – Porto Alegre (diretora da APCEF/RS)
Everton Araújo Pires - Porto Alegre
Felipe Leandro Fernandes Mendonça
Fernanda Monteiro Sarmento – Porto Alegre
Fernando Dias da Rosa – Porto Alegre
Francisco de Assis Kuhn Magalhães – Porto Alegre (conselheiro da APCEF/RS)
Heloísa Goetz – Porto Alegre
José Henrique Bielecki Wierzchowski – Tubarão – Porto Alegre
Júlio César Jardim Pereira – Porto Alegre
Leandro da Silva – Santo Ângelo
Marcos Leite de Matos Todt – Porto Alegre (presidente da APCEF/RS)
Maristela da Rocha – Porto Alegre
Olívia Rodrigues Baptista – Porto Alegre (diretora da APCEF/RS)
Rachel de Araújo Weber – Porto Alegre
Regis Moreno Nogueira Santos – Passo Fundo (conselheiro da APCEF/RS)
Ricardo Adolfo Hoffmann Hubba - Porto Alegre (diretor da APCEF/RS)

APOSENTADOS:

Adoniram Goulart – Porto Alegre
Amanda Angélica Gonzáles Cardoso – Porto Alegre
Ana Maria Laroca – Porto Alegre (diretora da APCEF/RS)
Celso Danieli - Porto Alegre
Clélio Luiz Gregory – Porto Alegre (conselheiro da APCEF/RS)
Lia Terezinha Greco – Porto Alegre
Marcos Dirceu Bugs – Novo Hamburgo
Maria Eugênia Estima – Porto Alegre
Neivaldo Florisberto Della Giustina Carvalho – Caxias do Sul
Paulo Ricardo Belotto – Porto Alegre (diretor da APCEF)
Venceslina Barbosa – Porto Alegre

OBSERVADORES:

Adenir de Lourdes Severo de Souza – Porto Alegre
Anaurelino Edenir Rodrigues de Oliveira – Santa Maria
Jailson Bueno Prodes - Porto Alegre

DELEGADO NATO (CEE/Caixa):

Marcello Husek Carrión – Santa Maria (diretor de Relações de Trabalho da APCEF/RS)

Fonte: Fetrafi-RS com edição da APCEF/RS

Compartilhe em todas as redes!

Share by: