Solidariedade: APCEF/RS contribui com projetos sociais em São Leopoldo e Caxias do Sul 

2022-09-12 20:01:00

A Associação passa a realizar, neste mês, dois projetos em parceria com a Fenae e a ONG Moradia e Cidadania – as ações beneficiam pessoas em vulnerabilidade social nas cidades de Caxias do Sul e São Leopoldo.

As instituições contempladas são a Associação Criança Feliz, que desenvolve o projeto “Inclusão, Convivência e Protagonismo” e a Casa Auxiliadora, com o projeto “Quintais agroecológicos e meliponicultura cidadã”.

“Temos aqui dois trabalhos excepcionais, que tratam de solidariedade, segurança alimentar, nutrição saudável, formação de jovens, cuidado com o meio ambiente e cultura – valores muito caros à APCEF”, afirma a vice-presidenta da Associação, Naiara Machado da Silva.

O projeto de São Leopoldo constrói quintais agroecológicos, com o objetivo de contribuir para a segurança alimentar e a qualidade de vida das famílias vinculadas à instituição Casa Auxiliadora.

Para Naiara, essa ação “vem ao encontro da preocupação da APCEF/RS com a sustentabilidade ambiental e a produção de alimentos saudáveis para a população em situação de vulnerabilidade social, em um momento em que a fome voltou a fazer parte da realidade de una parcela expressiva da população brasileira. Através da educação ambiental e ações como essa, poderemos dar uma contribuição importante para a preservação da natureza e a saúde das famílias atendidas”, afirma ela.

Além disso, outros propósitos são incentivar a instalação de quintais agroecológicos entre as famílias, identificar os potenciais do meio ambiente local no desenvolvimento comunitário. Um dos planos é instalar um meliponário-escola na Casa Auxiliadora – meliponário é a criação de abelhas sem ferrão, para produção de mel e outros produtos.

“Nossa expectativa, com o recurso aportado através do Edital é estimular as crianças e adolescentes a participarem de todo o processo de criação de canteiros agroecológico para que possam reproduzir nos espaços de seus lares, em qualquer que seja a situação do local. A consciência das boas práticas ambientais e a consciência da importância da boa alimentação, deverá estimular o consumo de alimentos mais saudáveis a baixo custo para as famílias”, diz Rejane Bottega Victoria, da Casa Auxiliadora.

A ação de Caxias do Sul, por sua vez, beneficiará 230 crianças e adolescentes em vulnerabilidade. “Terá a possibilidade de oferecer uma alimentação mais diversificada, deixando esses usuários mais saudáveis, nutridos, satisfeitos e felizes. Na área da música, beneficiará 120 crianças e adolescentes ampliando os conhecimentos, as habilidades, o gosto e a sensibilidade musical, contribuindo na concentração, socialização e no rendimento escolar. O projeto complementará o trabalho que já vem sendo realizado na instituição, dando mais qualidade no atendimento e na oferta deste serviço”, diz a gerente da Associação Criança Feliz, Cibele da Rosa.

A coordenadora regional na Serra da ONG Moradia e Cidadania, Debora Cristina Bolzzoni conta que a parceria com a Associação Criança Feliz vem de longa data. A entidade tem 27 anos, atende 12 bairros de seu entorno, situados em regiões de moradias precarizadas, e oferece atividades no contraturno escolar. “Promovem educação, desenvolvimento de relações de afetividade, sociabilidade e potencialidades, através de atividade de convívio social, oferecendo oficinas de arte e cultura, quatro refeições diárias e reforço escolar, além da participação comunitária e convivência social com as famílias”, relata.

Os projetos foram escolhidos através de um edital da Fenae e das Apcefs que objetiva dar continuidade à parceria com a ONG Moradia e Cidadania, em consonância com as diretrizes da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para a construção de uma sociedade mais justa, próspera, pacífica e inclusiva. A parceria é formada no âmbito das APCEFs e Coordenações Estaduais da ONG.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: