APCEF/RS esteve presente no Encontro Nacional pela Isonomia
 

2012-08-14 03:00:00

No último sábado, dia 11 de agosto, aconteceu no Sindicato dos Bancários de São Paulo o Encontro Nacional pela Isonomia. A realização do Encontro Nacional cumpre deliberação do 28º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que aconteceu nos dias 16 e 17 de junho deste ano.

A luta pela isonomia nos bancos públicos sempre foi uma luta priorizada pela APCEF/RS, que se manteve na linha de frente da mobilização. Participaram do Encontro o Presidente da APCEF, Marcos Todt, as diretoras Claudia dos Santos e Diva Maria Guerra e o conselheiro Francisco Magalhães.


O presidente Marcos Todt esteve presente no Encontro Nacional. Foto: Arquivo Pessoal/Vinicius Moreira

As principais propostas aprovadas no encontro foram: a realização de um Dia Nacional de Luta pela Isonomia, a ser realizado no dia 31 de agosto; a realização de Caravana Nacional pela Isonomia durante a realização da Campanha Salarial e o indicativo de que a Campanha Salarial não seja concluída sem que aconteçam avanços sobre o tema.

A diretora de apoio de Relações de Trabalho da APCEF, Cláudia dos Santos, destaca que essa é uma luta de todos(as): "É necessária uma mobilização em massa e o entendimento que essa é uma luta em defesa do direito dos(as) empregados da Caixa. Todos(as) estão convidados a acompanharem o calendário de atividades e atuar na mobilização para avançarmos na luta pela isonomia."


A delegação gaúcha (E para D): Rudiran Messias, Cláudia dos Santos, Francisco Magalhães, Cibeles Bottini, Marcos Todt, Fernanda Sarmento, Fernando Dias, Diva Guerra, Henrique Wierzchowski, Claudiomiro dos Santos e Tiago Pedroso. Também participaram do encontro Rachel Weber e Daiana Bridi. Foto: Arquivo Pessoal/Henrique Wierzchowski

Como resultado do encontro foi realizada moção de crítica ao Deputado Federal André Vargas (PT-PR), atual relator do PL 6259/05, projeto que trata sobre a Isonomia nos Bancos Públicos, que está parado na Comissão de Finanças e Tributação. Acesse aqui o projeto de lei.

Os(as) participantes do encontro também aprovaram por ampla maioria uma moção de crítica à organização do evento (Contraf e CEE/Caixa), pois o Encontro não foi organizado com a devida seriedade, sendo marcado com apenas uma semana de antecedência e definido o local apenas na sexta-feira, véspera da atividade. Evidentemente, a participação de colegas de todo o Brasil, em especial de São Paulo, local do encontro, poderia ser muito maior.

Uma história de lutas

A distinção entre os(as) empregados(as) iniciou durante o governo Fernando Henrique Cardoso com as resoluções 10 de 1995 e 9 de 1996, que estabeleceram regras e direitos diferenciados para os empregados que ingressaram nos bancos públicos federais a partir de 1998.

Em 2003, foi conquistada na Campanha Salarial a APIP para os contratos de trabalho pós-98. No ano seguinte, 2004, os cinco dias da APIP puderam ser convertidos em dinheiro. Estes dois avanços ainda não foram consolidados e precisam ser renovados anualmente.

A APCEF/RS já organizou dois encontros estaduais pela Isonomia (2007 e 2010), e vem defendendo insistentemente para que esse seja um dos temas prioritários na Campanha Salarial. Acesse AQUI o histórico da luta pela Isonomia.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: