Hoje, 31 de agosto, é Dia Nacional de Luta pela Isonomia!
 

2012-08-31 17:41:03

Hoje, dia 31 de agosto, é Dia Nacional de Luta pela Isonomia. A manifestação foi aprovada no Encontro Nacional pela Isonomia, realizado no dia 11 de agosto. A luta pela isonomia nos bancos públicos sempre foi uma luta priorizada pela Associação, que se manteve na linha de frente da mobilização.



Hoje, dia 31 de agosto, é Dia Nacional de Luta pela Isonomia. A manifestação foi aprovada no Encontro Nacional pela Isonomia, realizado no dia 11 de agosto. A diretoria da APCEF participou do encontro, e a luta pela isonomia nos bancos públicos sempre foi uma luta priorizada pela Associação, que se manteve na linha de frente da mobilização.

Integrando as atividades da Campanha Salarial, acontece hoje um grande passeatão, com concentração às 16h em frente ao prédio da DG do Banrisul, na Caldas Junior. Os(as) bancários(as) avaliaram como insuficiente a proposta de 6% de reajuste para todas as verbas, incluindo a PLR apresentada pela Fenaban.

Uma história de lutas

A distinção entre os(as) empregados(as) iniciou durante o governo Fernando Henrique Cardoso com as resoluções 10 de 1995 e 9 de 1996, que estabeleceram regras e direitos diferenciados para os(as) empregados(as) que ingressaram nos bancos públicos federais a partir de 1998.

Em 2003, foi conquistada na Campanha Salarial a APIP para os contratos de trabalho pós-98. No ano seguinte, 2004, os cinco dias da APIP puderam ser convertidos em dinheiro. Estes dois avanços ainda não foram consolidados e precisam ser renovados anualmente.

A APCEF/RS já organizou dois encontros estaduais pela Isonomia (2007 e 2010), e vem defendendo insistentemente para que esse seja um dos temas prioritários na Campanha Salarial. Acesse AQUI o histórico da luta pela Isonomia.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: