APCEF apóia protesto contra a IN-379 no Banco do Brasil
 

2012-09-19 20:25:40

Em fevereiro de 2000, foi instituída na Caixa a RH 008, uma norma que permitiu a demissão dos(as) empregados(as) sem justa causa. Através da luta dos(as) empregados(as), essa norma foi extinta em 2003. Foram diversos protestos contra a RH 008 que contaram com o envolvimento da APCEF/RS em defesa dos(as) empregados(as) da Caixa, buscando a reversão e readmissão dos admitidos por esse normativo.

Na data de hoje, os(as) empregados(as) do Banco do Brasil realizaram protesto contra a IN-379, que autoriza administradores do banco a demitirem empregados(as) sem justa causa por ato de gestão. A norma foi editada agora no mês de setembro pelo banco. O presidente da APCEF, Marcos Todt, participou da manifestação e reitera o apoio da APCEF/RS a causa dos(as) empregados(as) do Banco do Brasil.

O diretor da Fetrafi-RS Ronaldo Zeni, da Comissão de Empresa do BB, destaca: "Essa mobilização busca fazer com que o banco suspenda essa resolução que permite a demissão por ato de gestão. A IN-379 vai fazer com que as relações de trabalho sejam ainda mais autoritárias e que atos de assédio moral fiquem ainda mais comuns no dia-a-dia dos(as) empregados(as). Queremos relações de trabalho respeitosas e que o banco dê garantias para os(as) empregados(as) exercerem sua função sem pressão."

Compartilhe em todas as redes!

Share by: