Liminar da APCEF/RS suspende PSIs na Caixa durante a greve
 

2012-09-25 22:01:30

A APCEF/RS conquistou uma importante vitória que fortalece a mobilização em favor de nossos direitos: na noite do dia 24/09, foi concedida uma liminar que suspende os Processos Seletivos Internos (PSIs) em curso durante o período de greve. Leia mais.
A APCEF/RS conquistou uma importante vitória que fortalece a mobilização em favor de nossos direitos: na noite do dia 24/09, foi concedida uma liminar que suspende os Processos Seletivos Internos (PSIs) em curso durante o período de greve. Tradicionalmente, os trabalhadores utilizam o instrumento da greve como último recurso para enfrentar a intransigência dos patrões e garantir uma negociação justa. Entendemos que, ao abrir PSI durante a greve, a Caixa Econômica Federal demonstra uma vez mais profundo desrespeito por seus empregados(as), que estão em uma justa luta por valorização e condições de trabalho dignas. Frente a isso, a APCEF/RS não ficou de braços cruzados e entrou com pedido de antecipação de tutela para barrar todos os PSIs enquanto durar a greve, o que foi acolhido pela juíza Aline Doral Stefani Fagundes, da 27ª Vara da Justiça do Trabalho de Porto Alegre.

“Considerando o prejuízo na evolução de um processo seletivo que possa vir a ser anulado, entendo por justificada a concessão de tutela antecipada, no sentido de suspender o prazo de manifestação de interesse no provimento de função gratificada, que tenha iniciado ou se exaurido durante o período de greve.

Designe, a secretaria, data para a audiência, observada a primeira pauta disponível, notificando-se as partes para comparecimento na forma do artigo 844 da CLT, sendo a reclamada com urgência.
Em 24/09/2012.”

Esta liminar é uma importante vitória para todos nós, bancários e bancárias da Caixa que lutam por valorização e melhores condições de trabalho. No entanto, não podemos esquecer que a luta principal se dá na rua, com o fortalecimento da nossa mobilização em torno das nossas reivindicações. Nesse sentido, reforçamos a importância de focarmos nossa luta em torno da nossa pauta de reivindicações específicas: esta é a época do ano em que estamos mais fortes para negociar avanços reais no que diz respeito a pontos de carreira, como Isonomia, por exemplo.

Além disso, é necessário que se negocie a sério uma política de recuperação das perdas salariais dos anos 90; o fim da discriminação aos colegas do REG/REPLAN e aos aposentados(as) e pensionistas; investimentos para solucionar a grave situação do Saúde Caixa; correção imediata do SIPON, de modo que seja imune a fraudes; contratação de pessoal para garantir a jornada de 6h, uma das lutas que esta associação protagonizou na década de 1980.

A APCEF/RS tem a convicção de que, para além do reajuste da mesa da FENABAN, é fundamental conquistar avanços concretos na mesa específica de negociação com a Caixa.

Nossa luta é justa e temos condições de auxiliar nossa categoria a dobrar a Fenaban e, além disso, exigir da Caixa avanços em nossa pauta específica!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: