Cultural recomenda: Contos da Vida Breve, com Henrique Schneider, inicia amanhã na Palavraria. Confira a agenda de leituras
 

2012-10-03 18:27:54

Nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, inicia a sexta edição do Projeto de Leituras "Contos da Vida Breve", com o escritor Henrique Schneider. A primeira apresentação acontece em Porto Alegre, na livraria Palavraria, às 19h.
Nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, inicia a sexta edição do Projeto de Leituras "Contos da Vida Breve", com o escritor Henrique Schneider. A primeira apresentação acontece em Porto Alegre, na livraria Palavraria, às 19h. A entrada é franca e acontecerá uma apresentação musical dos músicos Pedro Dom e Marcelão, que tocarão alguns clássicos da bossa nova e da MPB, num duo de violão e clarinete.

Henrique possui um espaço semanal no jornal ABC Domingo, onde publica a suas crônicas. O escritor comenta que o projeto nasceu da proposta de dar uma sobrevida aos contos: "As leituras são uma forma de ir adiante na divulgação da literatura. Nestes seis anos de projeto, cerca de 4000 pessoas já participaram das atividades." O projeto já passou por diversas cidades do Rio Grande do Sul, além de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Montevidéu, Buenos Aires, Porto e Lisboa.

Nesta edição, estão incluídas no roteiro 10 cidades gaúchas mais Buenos Aires e Punta Del Diablo. A leitura em Buenos Aires, marcada para 12 de outubro, será na Fundación de Estudos Brasileiros – Funceb e contará com a apresentação do escritor Gustavo Nielsen, vencedor do Premio Clarín 2010, por exemplo. É dele o livro La Outra Playa, obra que está sendo traduzida para o português por Schneider e será lançada na Feira de Porto Alegre, com presença de Nielsen.

A outra cidade estrangeira no roteiro nada tem de estranha para o escritor. “A leitura em Punta Del Diablo tem duas razões fortes: a leitura anterior teve ótima aceitação – o pessoal está pedindo outra – e o local será palco das filmagens do Contramão”, esclarece, citando seu livro que está sendo adaptado para os cinemas pelo diretor Jeferson De.

Depois de Buenos Aires, onde acontecerá a segunda leitura, o projeto passa por Taquara, Caxias do Sul, São Francisco de Paula, Igrejinha, São Leopoldo, Punta Del Diablo, Sapiranga, Ivoti, Dois Irmãos e termina a edição 2012 em Novo Hamburgo, com uma atração musical especial de encerramento.

Todas as atividades possuem entrada franca. Saiba mais sobre o trabalho de Henrique Schneider em seu site.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: