Livro sobre os 70 Anos da APCEF/RS será lançado na próxima 2ª feira 

03/11/2023

Acontece na próxima segunda-feira, 6 de novembro, o lançamento do livro “APCEF/RS 70 Anos: Construindo o Bem Comum”, pela Editora do Pampa, na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A missão de contar a história da Associação foi dada aos integrantes da Oficina de Criação Literária oferecida pela APCEF, sob a coordenação do escritor Alcy Cheuiche.

Em uma narrativa com personagens reais, o romance histórico resgata a trajetória da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul nos seus últimos 10 anos de existência – os 60 anos já haviam sido contados na obra “A Casa do João de Barro”. Além de depoimentos de dirigentes da APCEF, serviram de inspiração as edições do jornal “João de Barro”, matérias e vídeos publicados nas redes sociais e outras publicações contemplando a conjuntura brasileira.

Em alguns momentos, personifica-se a própria APCEF para contar sobre o contexto do país nesse período, marcado por grandes lutas sociais e por importantes mobilizações coletivas, muitas delas promovidas pela Associação, em defesa de uma Caixa do Povo e 100% Pública, e do Bem Comum, como princípio fundamental.

A obra “APCEF/RS 70 Anos: Construindo o Bem Comum” tem como autores(as): Carlos Botti, Carlos Vieira Nogueira, Célia Zingler, Edison Lara Machado, Everton Araújo Pires, Irineu Roque Zolin, Maria Paula Machado Altmann, Naiara Machado da Silva, Neusa Tolfo, Paulo Caetano, Paulo Franquilin e Tânia Mendonça.

O diretor de Cultura da APCEF, Carlos Roberto Botti, celebra: “Tive o privilégio de participar de mais uma Oficina Literária, e esta foi realmente especial, pois celebramos a história recente da nossa APCEF. Muitas atividades ficaram de fora, devido à enorme contribuição dessa entidade que completa 70 anos. No futuro, quem sabe, outras ações terão sua continuidade através da literatura ou das mais diversas manifestações culturais da nossa Associação.”

O lançamento do livro será no dia 6 de novembro, em dois momentos: das 16h às 17h30, acontecerá um debate, no Auditório da AGEA, na Rua dos Andradas, 943, 11º andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. Em seguida, a partir das 18h, será realizada uma Sessão Coletiva de Autógrafos, no Memorial do RS, 1º andar, na Feira do Livro de Porto Alegre.

O livro físico poderá ser adquirido diretamente junto à Associação, no dia do seu lançamento, ou na banca nº 36 da Livraria Isasul, na Feira do Livro de Porto Alegre, que segue até o dia 15 de novembro. Há também a versão em e-book, disponível na plataforma da Amazon. Prestigie este momento tão especial na trajetória da APCEF/RS, que, no auge de suas 7 décadas de vida, tem suas histórias contadas nas páginas desta obra coletiva.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: