Por uma sociedade mais inclusiva, APCEF/RS realiza ações em São Leopoldo e Caxias do Sul 

2022-10-03 20:18:00

Contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a APCEF/RS não tem medido esforços para a realização de dois projetos direcionados a pessoas em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de São Leopoldo e Caxias do Sul.

As duas propostas foram submetidas e aprovadas por meio de um edital da Fenae e das Apcefs, que busca dar continuidade à parceria com a ONG Moradia e Cidadania, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU.

São Leopoldo

Uma das instituições contempladas é a Casa Auxiliadora, que atua desde 1996, em São Leopoldo. É uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter assistencial, que atende crianças, adolescentes e suas famílias.

O presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, e a vice-presidenta, Naiara Machado da Silva, visitaram a Casa na semana passada. Eles estavam acompanhados do coordenador do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF, Paulo César Ketzer, e do presidente da ONG Moradia e Cidadania, Artur Ferreira Almeida. Também estavam presentes as associadas Claci Bassani, Mara Mareque e Rosanjilis Maria Busanello, além de Mariana, da comunicação da ONG.

No projeto ‘Quintais Agroecológicos e Meliponicultura Cidadã’, os jovens são envolvidos no processo de criação de canteiros agroecológicos. Também será instalado um meliponário, que utiliza abelhas sem ferrão, para a produção de mel.

Todt destaca: “Além de terem contato desde cedo com a conscientização ambiental e com a busca por uma alimentação mais saudável, os jovens podem compartilhar o que aprendem com suas famílias, dando vida a canteiros em suas próprias casas.”

Na despedida, Paulo César se prontificou a preparar, em uma próxima visita, uma bóia campeira com os alimentos que serão produzidos pelos jovens da Casa Auxiliadora.

Caxias do Sul

Outra instituição contemplada é a Associação Criança Feliz, que há 27 anos atende 12 bairros de Caxias do Sul. São oferecidas oficinas de arte e cultura, reforço escolar, quatro refeições diárias, além da participação comunitária e convivência social com as famílias.

Por lá, o projeto ‘Inclusão, Convivência e Protagonismo’ vai beneficiar cerca de 230 crianças e adolescentes. Serão disponibilizados recursos para permitir uma alimentação mais reforçada e diversificada a esses jovens. Além disso, vão ser desenvolvidas oficinas de canto coral e violão.

O diretor de Cultura da APCEF/RS, Carlos Roberto Botti, visitou a Associação Criança Feliz na semana passada, juntamente do coordenador da Regional Serra da APCEF, Rogério Capitani. Representando a ONG Moradia e Cidadania, estavam o seu presidente, Artur Ferreira, a coordenadora na região, Debora Cristina Bolzzoni, Aline e Mariana, do administrativo, além da aposentada Mara Mareque.

Botti celebra: “Ficamos satisfeitos em observar a evolução do local, um ambiente colorido, favorável ao afeto e ao desenvolvimento das potencialidades e da convivência social. Um prazer observar a riqueza das oficinas de arte, a sala de leitura e o carinho de todos os voluntários envolvidos.”

Nas paredes da Associação, imagens do Pequeno Príncipe parecem servir de inspiração para que jamais se abandonem os sonhos de um mundo justo para todos.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: