Sindicato dos Bancários de Sta Cruz realizou Seminário sobre Sistema Financeiro
 

2012-11-19 20:11:32

O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região realizou no dia 12 de novembro o seminário sobre Sistema Financeiro Nacional e Bancos Públicos. O Seminário teve como palestrante o Prof. Dr. Luiz Augusto Estrella Faria (UFRGS e FEE-RS).
O Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região realizou no dia 12 de novembro o seminário sobre Sistema Financeiro Nacional e Bancos Públicos. O Seminário teve como palestrante o Prof. Dr. Luiz Augusto Estrella Faria (UFRGS e FEE-RS). O evento contou com a participação da Diretora Vice-Presidenta da APCEF Célia Zingler e o Diretor de Relações de Trabalho Marcelo Carrión, além da participação dos representantes da Fetrafi-RS Ronaldo Zeni e Denise Corrêa. Participaram do encontro também representantes dos Sindicatos dos Bancários de POA, Santa Maria e Passo Fundo.


Compondo a mesa de trabalho, Diretora Vice-Presidenta da APCEF Célia Zingler (E)

Segundo Célia Zingler, o debate sobre o papel dos bancos públicos é muito importante, pois reafirmam que são bancos fundamentais para a implementação de politicas públicas e de crédito para o desenvolvimento de nosso país: "O sistema finaceiro privado tem muito poder e deve ser controlado por uma legislação que ainda carecemos. Os lucros vultosos são o sinal visível, e, também, a dívida pública, que atinge nada mais do que 45% do orçamento de 2012."

O representante do Banco do Brasil, Ronaldo Zeni, destacou a importância dos Bancos Públicos cumprirem seu papel de fomento a atividade produtiva e, para tanto, destacou a luta para que a gestão dos recursos do Fundo Pré-Sal ficarem sob controle público. Na mesma linha, a representante da FETRAI-RS, Denise Corrêa, destacou a necessidade de regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal no intuito de garantir que o Sistema Financeiro Nacional trabalhe em benefício da sociedade brasileira e não apenas dos seus próprios interesses.

O palestrante Luiz Augusto Faria destacou que todo o pagamento que é feito é uma renda de monopólio, uma cobrança sobre um privilégio. “Na última etapa da industrialização do Brasil, o sistema financeiro teve um crescimento enorme, começou a se usar o crédito como dinheiro que foi sendo substituído por títulos bancários, isso deixou o sistema financeiro com maior poder em relação ao crédito”.

Luiz Augusto Faria enfatizou que tudo passa pelo sistema financeiro, por isso se consegue "cobrar pedágio" por tudo que acontece na economia brasileira. “O sistema financeiro nos proporcionou um sistema para nos tornar cliente cativo”, afirmou o Professor Doutor em Economia.

Conforme Oscar Graeff Siqueira, da diretoria do Sindibancários, o Seminário foi importante pois propiciou o debate sobre um tema complexo e ao mesmo tempo pouco conhecido em profundidade que é o sistema financeiro nacional. “Além da importância de abordar este tema, a atividade procurou colocar na agenda de discussões o papel de fomento às atividades produtivas por parte dos bancos públicos”, afirmou o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região.


Seminário foi importante espaço de debate

Fonte: Matéria com informações e fotos do Sindicato dos Bancários de Santa Cruz do Sul e Região

Compartilhe em todas as redes!

Share by: