Público lotou o Galpão Crioulo para prestigiar a Noite Cultural!
 

2012-12-07 23:33:00

O público lotou o Galpão Crioulo da APCEF na noite de ontem (6) para prestigiar a Noite Cultural da APCEF! O evento marcou o encerramento das atividades culturais realizadas durante o ano, e contou com apresentações de canto, dança, teatro e leituras de trechos do livro da Oficina "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos". O evento demonstrou a riqueza cultural da APCEF e o talento dos associados e associadas!

noitecult
Público compareceu em grande número para conferir as apresentações culturais

A cerimônia foi conduzida pela Diretora de Cultura Maria Julia Silva Santos, que agradeceu à presença de todos e elogiou o trabalho dos oficinandos e dos ministrantes.

noitecultural2012-2
Diretora Maria Julia realizou o cerimonial do evento

A Vice-Presidenta da APCEF Célia Zingler destacou a atuação dos grupos culturais da Associação e sua longevidade, como o Caixa de Pandora e o Coral da APCEF/RS. Também destacou a produção da Oficina "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos" que está contando a história da Associação e os demais grupos culturais, que com seu belo trabalho apontam para um futuro promissor.

noitecultural2012-3
A Vice-Presidenta da APCEF Célia Zingler destacou a atuação dos grupos culturais

A primeira apresentação foi uma leitura de um trecho do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos", realizada pela oficinanda Regina Figueiró, integrante do GT Previdência e ex-presidenta da APCEF.

noitecultural2012-4
Regina Figueiró procedeu à leitura de capítulo do livro que celebra os 60 anos da APCEF

O público divertiu-se a valer com a apresentação da esquete "Sorria, você está sendo Filmado", com a atuação das alunas da Oficina "Do texto à ação" e integrantes do Grupo Teatral Caixa de Pandora. O roteiro e concepção da esquete são de autoria da Diretora Teatral da APCEF, Sandra Loureiro.

noitecultural2012-5
Esquete "Sorria Você está sendo Filmado" divertiu o público

A seguir, foi realizada a leitura de outro trecho do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos" pelo Diretor e oficinando Rafael Balestrin. O responsável pelo fundo musical foi o oficinando Paulo Franquilin.

noitecultural2012-6
Diretor Rafael Balestrin realizou leitura de trecho do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos"

A descontração e alegria marcou a apresentação dos alunos do Curso de Dança de Salão, ministrado por Nilva Silva. Bolero, Forró e Samba fizeram parte das belas apresentações.

noitecultural2012-7
Bolero, Samba e Forró foram as danças apresentadas pelos alunos do Curso de Dança de Salão

A diretora da APCEF na Gestão 2009-2012 e oficinanda Maria Tereza Guerra Bernd, realizou a leitura de um trecho do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos".

noitecultural2012-8
Maria Tereza Guerra Bernd realizou leitura da produção da Oficina de Criação Literária da APCEF

As alunas Anita Dal Moro Calgaroto e Fabiana de Brito Gomes realizaram suas apresentações como alunas da Oficina de Canto, ministrada pela professora Vera Catarina de los Santos. Canções como "Io che amo solo te", "Voi che sapete" e "Nada por mim" fizeram parte do repertório.

noitecultural2012-9
Alunas da Oficina de Canto cantaram com acompanhamento de teclado da ministrante, Vera Catarina de los Santos

A associada e oficinanda Marinês Castilho Romeu realizou mais uma leitura de um trecho do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos".

noitecultural2012-10
Marinês Castilho Romeu leu trecho do livro que comemora os 60 anos da APCEF

O Grupo de Danças Tradicionais, do Núcleo de Cultura Gaúcha, que tem como instrutor Beloni Bastos da Silva encantou os presentes com danças como "Caranguejo", Chote Inglês e Valsa das Cadenas. O Núcleo de Cultura Gaúcha é coordenado pelo conselheiro da APCEF Paulo Cesar Ketzer.

noitecultural2012-11
Grupo de Danças Tradicionais da APCEF apresentou três coreografias

A última leitura de trecho do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos" foi realizada pelo Diretor e oficinando Paulo Ricardo Belotto.

noitecultural2012-13
Diretor Paulo Ricado Belotto encerrou as leituras de trechos do livro "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos"

O Coral da APCEF encantou o público com canções como "Gauchinha Bem-querer", "I'll follow the sun", "Caminito" e a tradicional canção "Já vem perto o Natal", em uma celebração às festas de final de ano. O coral é regido por Luiz Carlos Andrade e coordenado por Iracema Mendes.

noitecultural2012-12
Coral APCEF encantou o público com canção Natalina

Os alunos e alunas da Oficina de Canto e do Curso de Dança de Salão receberam certificado no evento, registrando sua participação nas atividades.

noitecultural2012-20
Alunos e alunas receberam certificado da oficina e do curso

O integrante do Núcleo de Cultura Gaúcha Anacleto Marchi realizou uma declamação da poesia "Esse tal guri de rua", de autoria de Vaine Darde. O fundo musical ficou por conta de Paulo Franquilin.

noitecultural2012-14
Anacleto Marchi declamou poema gaúcho

Foi servido no evento um saboroso jantar preparado pelo Núcleo de Cultura Gaúcha. Os agradecimentos vão para o coordenador do Núcleo Paulo Cesar Ketzer e todos envolvidos no jantar.

noitecultural2012-15
Núcleo de Cultura Gaúcha preparou um saboroso arroz com galinha

O advogado Índio Brum Vargas, repórter envolvido no movimento da Legalidade e ex-empregado da Caixa prestigiou o evento. Índio foi entrevistado pelos alunos da Oficina "Romance Histórico - APCEF/RS 60 anos" e comenta: "A oficina está ótima, bem articulada e com um importante trabalho de resgate de memória." O convidado dá sua opinião sobre a Noite Cultural: "É uma iniciativa ótima, dinâmica e que integra os grupos culturais. Gostei muito da atuação do Coral da APCEF."

noitecultural2012-16
Índio Brum Vargas prestigiu o trabalho cultural da APCEF

O Diretor de Apoio à Cultura Nelson Ferreira Filho destaca a atuação do Núcleo de Cultura Gaúcha: "O Núcleo está de parabéns pela bela apresentação de dança e pelo preparo do jantar excelente."

noitecultural2012-17
A diretoria de Cultura da APCEF: a Diretora Maria Júlia Silva Santos (E), o Diretor Nelson Ferreira Filho e a Diretora Diva Maria Guerra

Também estavam presentes no evento as Diretora de Social e Lazer Ana Maria Laroca, a Diretora de Apoio ao Social e Lazer Olívia Rodrigues Baptista e a conselheira da APCEF Noeli Serra.

O maestro do Coral, Luiz Carlos Andrade, destaca as atividades do ano: "O Coral teve um agenda intensa, com repertórios especiais, em eventos como o aniversário de Porto Alegre na Catedral e Universo Feminino em Debate. O grupo foi versátil."

Elisete Fraga Lopes, do Núcleo de Cultura Gaúcha, convidou todos a participarem das atividades: "O Núcleo é aberto e reúne-se todas as terças-feiras no Galpão Crioulo. Após o recesso natalino, o grupo retomará as atividades, no dia 12 de março, e todos estão convidados a juntarem-se à essa turma de amigos!"

noitecultural2012-18
Elisete Fraga Lopes, do Núcleo de Cultura Gaúcha (segunda pessoa, E para D) destacou que o grupo é aberto a todos

A ministrante da Oficina de Canto, Vera Catarina de los Santos elogiou o trabalho dos oficinandos e oficinandas: "É uma satisfação ver o crescimento dos alunos." A opinião é compartilhada por Nilva Marques Silva: "É muito bom reunir os alunos neste momento, em uma grande confraternização." A Diretora Teatral Sandra Loureiro também comenta a evolução dos alunos: "Os oficinandos atingiram uma qualidade artística tão grande que se igualaram ao já atores do Grupo Caixa de Pandora."

No encerramento do evento, o espaço ficou aberto para a dança, com a animação musical de DJ.

noitecultural2012-19
Associados e convidados divertiram-se e dançaram no evento

A diretoria da APCEF agradece à participação de todos e todas e mais uma vez parabeniza o belo trabalho realizado pelos oficinandos, ministrantes e todos envolvidos na área cultural da Associação!

>Veja galeria de fotos

Compartilhe em todas as redes!

Share by: