APCEF promoveu Encontro dos Trabalhadores da Retaguarda
 

2012-12-11 00:40:00

No último sábado, 8 de dezembro, aconteceu o Encontro Estadual dos Trabalhadores da Retaguarda, uma atividade promovida pela APCEF/RS. O objetivo do encontro foi a discussão em busca de alternativas para os problemas enfretados pelas RERET's.
No último sábado, 8 de dezembro, aconteceu o Encontro Estadual dos Trabalhadores da Retaguarda, uma atividade promovida pela APCEF/RS. O objetivo do encontro foi a discussão em busca de alternativas para os problemas enfretados pelas RERET's, visando incidir no Plano de Ação que a Caixa se comprometeu a apresentar, até 31 de março de 2013, “para resolução definitiva das situações apontadas sobre saúde, segurança e condições de trabalho do Tesoureiro Executivo”.

O Presidente da APCEF Marcos Todt agradeceu a presença de todos e abriu as atividades. Os assessores jurídicos da APCEF Milton Fagundes, Henrique Schneider e Rodrigo Dresch estavam presentes para prestar esclarecimentos aos(às) participantes. A Diretora de Apoio às Relações de Trabalho Claudia dos Santos e a Diretora Olívia Rodrigues Baptista também participaram do encontro.


O Presidente da APCEF Marcos Todt (segunda pessoa, E para D), a Diretora De Apoio às Relações de Trabalho Claudia dos Santos (E) e os Assessores Jurídicos Milton Fagundes (C), Henrique Schneider (segunda pessoa, D para E) e Rodrigo Dresch (E)

Os(as) participantes do encontro relataram situações em suas rotinas de trabalho que demonstram que as RERET's carecem de estrutura adequada de trabalho, devido à estrutura implementada nas retaguardas pela Caixa no final do ano passado.

Além do subdimensionamento no número de empregados, houve ainda a extinção do cargo de supervisor de retaguarda, fazendo com que os tesoureiros, na prática, assumam sozinhos um grande número de responsabilidades - conformidade, gestão, conciliação, abastecimento - entre outras dezenas de itens que fazem parte de suas atribuições. Com uma terrível sobrecarga de trabalho, os(as) empregados(as) estão com dificuldades em cumprir os normativos da empresa e enfrentam uma insegurança permanente em suas rotinas.

Com o auxílio de um grupo de tesoureiros, associados(as), a APCEF/RS elaborou um questionário que busca identificar as rotinas de trabalho nas RERET's, que está contando com boa participação dos(as) empregados(as) da Caixa. Responda ao questionário, que pode ser acessado através do formulário eletrônico.

>Acesse aqui o questionário

Segundo a Assesoria Jurídica da APCEF, a situação relatada pelos(as) empregados(as) é uma alteração contratual lesiva. A APCEF irá entrar com uma ação judicial para obrigar a Caixa a se abster de exigir dos tesoureiros atribuições não previstas no normativo da empresa como obrigação contratual, sob pena de multa salarial reversível ao trabalhador. Para isso, a sua participação é muito importante: preencha o questionário que avalia as rotinas de trabalho.

Também foi sugerido no encontro, que o dia 1º de fevereiro de 2012 seja o dia do AJUIZAMENTO COLETIVO DE AÇÕES DA 7ª e 8ª horas dos tesoureiros. Nos próximos dias esta medida estará detalhada aqui no site da APCEF/RS.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: