Oficina Literária A história do vinho já é um sucesso! Últimas Vagas!
 

2013-01-15 19:20:00

A Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche "A história do vinho - lendas e folclore, o vinho na França e o vinho gaúcho", já é um sucesso! Em período de pré-inscrição, a oficina já teve intensa procura e restam as últimas vagas.
Nas aulas, o ofício de escrever será trabalhado de forma bilíngue: em francês e em português. Os(as) alunos serão conduzidos a uma descoberta do idioma francês através da poesia, canções e textos literários, e, no encerramento da Oficina, está prevista uma atividade com roteiro cultural na França.

Para participar das atividades, não é necessário possuir conhecimentos no idioma francês. As aulas serão de maio de 2013 a abril de 2014 em encontros semanais de três horas. Os(as) alunos que não fizeram o Curso de Iniciação à Arte de Escrever com Alcy Cheuiche iniciarão as atividades em março do próximo ano. As datas disponíveis para a atividade são quintas e sextas-feiras. As pré-inscrições poderão ser realizadas até dia 20 de janeiro.

A previsão é duas turmas, com no máximo 20 alunos cada. O investimento para participar das atividades será divulgado posteriormente, a depender do número de inscritos.

O vinho francês

A França é uma referência na produção de vinho, berço da produção de alguns dos vinhos mais conceituados do mundo e produtora de espumantes. O vinho francês destaca-se dos demais pela sua qualidade, pela sua excelência e também pela sua variedade registada pelas dezenas regiões vitivinícolas francesas.

As regiões vitivinícolas (terroirs) mais famosas pela produção de vinho são as seguintes: Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Champagne, Languedoc, Loire, Provença e Vale do Ródano (Rhône).

A região vitivinícola francesa, e provavelmente do mundo, mais famosa é a Região de Bordeaux. É no sudoeste do território francês que se localiza este região de vinho e é a partir de castas de qualidade superior (como Sauvignon, Cabernet-Franc ou Cabernet-Sauvignon) que se produz alguns dos vinhos tintos mais famosos do mundo como Margaux ou Pétrus, por exemplo.

O vinho gaúcho

Pela tradição e pela força do seu pólo vitivinícola, a Serra Gaúcha é referência quando o assunto é vinho brasileiro. O clima peculiar da Serra Gaúcha favorece a produção de vinhos e espumantes que são referência em todo o país, em especial nas cidades de Bento Gonçalves (capital brasileira da uva e do vinho), Caxias do Sul, Garibaldi, entre outras cidades do Rio Grande do Sul.

No nosso Estado tem vinhos para todos os gostos, desde os produzidos em grande escala até os de produção artesanal. Quanto às uvas, destacam-se como referência as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon, e, nas brancas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e a Riesling Itálica.

Contato para maiores informações: cultural@apcefrs.org.br e (51)3268-1611.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: