Oficina Literária A história do vinho teve intensa procura!
 

2013-01-21 23:00:00

A Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche "A história do vinho - lendas e folclore, o vinho na França e o vinho gaúcho", teve intensa procura e as duas turmas já estão fechadas. Os(as) alunos(as) serão conduzidos(as) a uma descoberta do idioma francês através da poesia, canções e textos literários, e, no encerramento da Oficina, está prevista uma atividade com roteiro cultural na França.

As aulas acontecerão de maio de 2013 a abril de 2014, em encontros semanais de três horas. Os(as) alunos que não fizeram o Curso de Iniciação à Arte de Escrever com Alcy Cheuiche iniciarão as atividades em março. As datas disponíveis para a atividade são quintas e sextas-feiras.

Todos(as) que realizaram a sua pré-inscrição serão contatados pelo setor cultural da APCEF nos próximos dias com as orientações sobre o funcionamento das atividades.

O vinho francês

A França é uma referência na produção de vinho, berço da produção de alguns dos vinhos mais conceituados do mundo e produtora de espumantes. O vinho francês destaca-se dos demais pela sua qualidade, pela sua excelência e também pela sua variedade registada pelas dezenas regiões vitivinícolas francesas.

As regiões vitivinícolas (terroirs) mais famosas pela produção de vinho são as seguintes: Alsácia, Bordeaux, Borgonha, Champagne, Languedoc, Loire, Provença e Vale do Ródano (Rhône).

A região vitivinícola francesa, e provavelmente do mundo, mais famosa é a Região de Bordeaux. É no sudoeste do território francês que se localiza este região de vinho e é a partir de castas de qualidade superior (como Sauvignon, Cabernet-Franc ou Cabernet-Sauvignon) que se produz alguns dos vinhos tintos mais famosos do mundo como Margaux ou Pétrus, por exemplo.

O vinho gaúcho

Pela tradição e pela força do seu pólo vitivinícola, a Serra Gaúcha é referência quando o assunto é vinho brasileiro. O clima peculiar da Serra Gaúcha favorece a produção de vinhos e espumantes que são referência em todo o país, em especial nas cidades de Bento Gonçalves (capital brasileira da uva e do vinho), Caxias do Sul, Garibaldi, entre outras cidades do Rio Grande do Sul.

No nosso Estado tem vinhos para todos os gostos, desde os produzidos em grande escala até os de produção artesanal. Quanto às uvas, destacam-se como referência as tintas Merlot e Cabernet Sauvignon, e, nas brancas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e a Riesling Itálica.


Contato para maiores informações: cultural@apcefrs.org.br e (51)3268-1611.

Tags: Cultural

Compartilhe em todas as redes!

Share by: