Obra “Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América” vai ser lançada na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre 

2022-11-03 19:32:00

Mais uma vez a APCEF/RS vai marcar presença na Feira do Livro de Porto Alegre, onde estará lançando a obra “Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América”, que reúne contos escritos por alunas e alunos da Oficina de Criação Literária oferecida pela APCEF, com a orientação do escritor Alcy Cheuiche.

Na ocasião, além de Alcy, estarão apresentando o livro seu editor, Daniel Miranda, o presidente da APCEF, Marcos Todt, o diretor de Cultura da APCEF, Caio Botti, e os autores e autoras da obra. Também estão confirmadas as presenças de convidados especiais, alguns deles indígenas, que colaboraram na pesquisa deste trabalho.

O lançamento será no dia 10 de novembro, das 16h às 17h30, no auditório da Associação Gaúcha dos Economiários Aposentados (AGEA), na Rua dos Andradas, 943, 11º andar, no Centro Histórico de Porto Alegre. Logo após, às 18h, haverá uma sessão coletiva de autógrafos, na Praça de Autógrafos Coletivos da Feira do Livro.

A Obra

A dedicação de treze escritoras e escritores em encontros semanais de forma online, durante doze meses, exigiu muito estudo e pesquisa sobre os povos indígenas, sua cultura, forma e lugares onde viviam e como estão hoje, depois de um genocídio que se estima em setenta milhões de pessoas desde a chegada dos europeus.

O termo “Abya Yala” vem sendo usado como contraponto à palavra “América”, com o objetivo de fortalecer a descolonização do pensamento e de construir um sentimento de unidade e pertencimento entre os povos originários do continente.

O diretor de Cultura, Caio Botti, e o presidente da APCEF, Marcos Todt, celebram mais esta atuação cultural da Associação: “É com muita alegria que participamos de mais uma Feira do Livro de Porto Alegre, apresentando o resultado de uma oficina literária, que externou o talento de homens e mulheres em torno de um tema tão especial”.

Alcy Cheuiche, que com maestria conduziu o andar da criação da obra, destaca: “Os contos deste livro, escritos com sensibilidade e conhecimento de causa, nunca com ódio e ressentimento, ressaltam os valores culturais que herdamos dos povos originários. Abrem nossos olhos para as milhares de palavras indígenas que pronunciamos diariamente, para os alimentos que consumimos e exportamos, para seu sangue generoso que corre em nossas veias”.

“Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América” é assinada por Caio Botti, Candida Rossetto, Carlos Vieira Nogueira, Célia Zingler, Cristina Cattoi, Edison Lara Machado, Eliane Silva, Everton Araujo Pires, Irineu Roque Zolin, Neli Trindade, Neusa Tolfo, Salete Maria Mattje e Tania Mendonça.

A Feira

A Feira do Livro de Porto Alegre volta a ser realizada de forma totalmente presencial depois de dois anos com alterações em seu formato devido à pandemia. Com o tema “Uma boa festa tem história”, a 68ª edição da feira celebra os 250 anos de Porto Alegre.

De 28 de outubro a 15 de novembro, esta que é uma das maiores feiras a céu aberto da América Latina, vai abrigar 71 expositores, mais de 150 autores e uma vasta programação cultural, que inclui 552 sessões de autógrafos. A organização do evento espera receber, nos 19 dias de feira, cerca de 1,5 milhão de visitantes.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: