Obra sobre os 70 Anos da APCEF/RS é lançada na Feira do Livro de Porto Alegre 

08/11/2023

Aconteceu ontem o lançamento do livro “APCEF/RS 70 Anos: Construindo o Bem Comum”, como parte das atrações da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra foi produzida dentro da Oficina de Criação Literária da APCEF, sob a coordenação do escritor Alcy Cheuiche.

Num primeiro momento, foi realizado um debate no Auditório da AGEA, no Centro Histórico de Porto Alegre. Compuseram a mesa, além de Alcy Cheuiche, o presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, a vice-presidenta, Naiara Machado da Silva, a presidenta da AGEA, Dora Helena da Costa Souza Carvalho, e o diretor de Cultura da APCEF/RS, Carlos Roberto Botti.

Após o debate aconteceu uma Sessão Coletiva de Autógrafos, no Memorial do RS, na Feira do Livro de Porto Alegre. Foi um momento de descontração, onde autores e autoras puderam, além de assinar os livros, confraternizar com o público presente.

A Obra

Em uma narrativa com personagens reais, o romance histórico resgata a trajetória da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul nos seus últimos 10 anos de existência – os 60 anos já haviam sido contados na obra “A Casa do João de Barro”.

Além de depoimentos de dirigentes da APCEF, serviram de inspiração as edições do jornal “João de Barro”, matérias e vídeos publicados nas redes sociais e outras publicações contemplando a conjuntura brasileira. Em alguns momentos, personifica-se a própria APCEF para contar sobre o contexto do país nesse período, marcado por grandes lutas sociais e por importantes mobilizações coletivas, muitas delas promovidas pela Associação, em defesa de uma Caixa do Povo e 100% Pública, e do Bem Comum, como princípio fundamental.

A obra “APCEF/RS 70 Anos: Construindo o Bem Comum” foi lançada pela Editora do Pampa, e tem como autores(as): Carlos Botti, Carlos Vieira Nogueira, Célia Zingler, Edison Lara Machado, Everton Araújo Pires, Irineu Roque Zolin, Maria Paula Machado Altmann, Naiara Machado da Silva, Neusa Tolfo, Paulo Caetano, Paulo Franquilin e Tânia Mendonça.

O livro físico pode ser adquirido diretamente junto à Associação, ou na banca nº 36 da Livraria Isasul, na Feira do Livro de Porto Alegre, que segue até o dia 15 de novembro. Há também a versão em e-book, disponível na plataforma da Amazon.

*em breve, em nosso Facebook, publicaremos o álbum completo do lançamento do livro.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: