Oficina a A HISTÓRIA DO VINHO inicia as atividades
 

2013-05-10 20:39:00

Iniciou na noite quinta-feira, dia 9 de maio, a Oficina de Criação Literária A HISTÓRIA DO VINHO. A atividade, com duas turmas, trabalhará o ofício de escrever tendo por temática as lendas e o folclore, o vinho na França e o vinho gaúcho.

O ministrante da oficina é o escritor Alcy Cheuiche, que foi professor na Oficina ENTRE O SENA O GUAÍBA e também da Oficina ROMANCE HISTÓRICO APCEF/RS 60 ANOS, que terá o lançamento do livro no aniversário de 60 anos da APCEF, dia 13 de junho de 2013.

O evento contou com a presença do Presidente da APCEF, Marcos Todt. Também participaram do evento os(as) oficinandos(as) Célia Zingler, Vice-presidenta da APCEF e Paulo Cesar Ketzer, conselheiro da APCEF. O grupo, conduzido pelo ministrante Alcy Cheuiche, realizou um brinde homenageando a APCEF com o Presidente Marcos Todt. Integrou a homenagem a interpretação da canção "Chevaliers de la Table Ronde".

ofvinhomaio2013-6

Alcy Cheuiche abordou na aula as primeiras manifestações da literatura, em um panorama da história do livro desde as suas origens. O escritor também destacou a proposta de trabalhar com um produto que tem uma força cultural no mundo inteiro: "O vinho é mais do que uma bebida, tem também um significado cultural, religioso e poético, com uma saga na história da humanidade."

O professor também explicou que o ofício de escrever será trabalhado de forma bilíngue: em francês e em português, através da poesia, canções e textos literários. No encerramento da Oficina, estão previstas atividades de roteiros culturais, tanto na Serra Gaúcha quanto na França.

O oficinando e conselheiro da APCEF Paulo Cesar Ketzer integrou o grupo dos iniciantes, que está em atividades desde o dia 22 de março, e comenta: "É a primeira vez que participo de uma oficina literária, e jamais me imaginei escrevendo. As orientações e a técnica que tivemos nessa fase inicial despertam a motivação para a escrita."

Para celebrar o encontro, foi realizada um brinde com vinhos franceses, acompanhados de queijo e pão. Os(as) oficinandos(as) brindaram com a certeza de um excelente trabalho nesta oficina literária!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: