XI Festival de Música: expressão de arte e talento!
 

2013-08-29 18:17:00

No último sábado, dia 24 de agosto, aconteceu a décima primeira edição do Festival de Música da APCEF. Apesar da forte chuva, o público compareceu no Galpão Crioulo da Associação para a grande celebração cultural. Nove canções foram apresentadas, contemplando os ritmos: Milonga, Canção, Pop Romântico, Balada Pop e Pop Rock, demonstrando a riqueza da musicalidade do evento.

O público compareceu ao Galpão Crioulo para conferir a XI edição do Festival de Música

A abertura e o cerimonial foi realizado pelo Diretor Rafael Balestrin. A Diretora de Cultura Maria Julia Silva Santos destacou a importância da promoção de eventos em arte que valorizem a produção cultural da Associação. O Diretor Presidente Marcos Todt ressaltou o papel da APCEF em mostrar o talento dos(as) associados(as), em eventos como o Festival de Música e a 1º Tertúlia Bancária, realizada neste ano em Santa Cruz do Sul, como dois eventos que promovem o congraçamento através da música.

O Diretor Presidente da APCEF Marcos Todt, a Diretora Vice-Presidenta Célia Zingler e o Diretor Rafael Balestrin

A Comissão Avaliadora foi convidada a compor a mesa de trabalho: Jean Luis Domingues, graduado em história da música, especializado em didática musical e violinista; André Dillenburg Pilla, formado em composição musical pela UFRGS, produtor artístico e fonográfico e Rodrigo Siervo, compositor, saxofonista, flautista e arranjador, vencedor do troféu Açorianos 2003 e integrante da banda gaúcha Funkalister.

Marcelo de Marchi, da GIRIS/PO, apresentou as músicas “Lobotomia” e “CEFINI – Memórias de um aposentado” do gênero pop rock.

Marcelo de Marchi e apresentou pop rock

Carlos Alberto Louzada Rotter, aposentado de São Lourenço do Sul interpretou as milongas “No lugar onde moro”,“Viola e Sertão” e “Quem vai cuidar das flores” dais quais também é autor e compositor.

Carlos Alberto Louzada Rotter e banda

Leandro Ladeira, de Pelotas, interpretou a canção “Mania de Sonhar”, de sua autoria e composição.

Leandro Ladeira, de Pelotas, interpretou uma música pop romântica

Também de Pelotas, o associado aposentado Haroldo Campos interpretou a canção “Barroco”, com letra de Álvaro Barcellos, da Agência Três Vendas, e música do aposentado de Rio Grande Renato Machado.

Haroldo Campos, de Pelotas, interpretou a canção “Barroco”

Angelino Rogério, aposentado de Cruz Alta, interpretou a balada pop “Tudo o que eu queria” e a canção “Passeata”, com autoria da letra conjunta com Athos Ronaldo Miralha da Cunha, da Agência Santa Maria.

Angelino Rogério interpretou as canções “Tudo o que eu queria” e “Passeata”

Enquanto acontecia a apuração das notas pela Comissão Avaliadora, os(as) convidados(as) jantaram uma típica “galinhada”, preparada pelo Núcleo de Cultura Gaúcha. Os agradecimentos vão ao coordenador do Núcleo e conselheiro da APCEF Paulo Cesar Ketzer e a todos(as) envolvidos(as).

A seguir, aconteceu a tão esperada divulgação do nome dos vencedores. Confira:

1º lugar: Passeata

Melhor intérprete: Angelino Rogério, pela canção “Passeata”

Melhor letra: Passeata

Melhor melodia: Passeata

Melhor Arranjo: “CEFini – Memórias de um Aposentado”

Melhor instrumentista: Eduardo Vieira Morlin, de Palmeira das Missões, com flauta transversa na música “Passeata”

Música mais popular eleita pelo público presente: “CEFini – Memórias de um Aposentado”

O vencedor do Festival, Angelino Rogério, destacou a responsabilidade em representar a APCEF do Rio Grande do Sul no XI Música FENAE: “É com muito orgulho que recebo essa premiação, agradecendo especialmente aos meus amigos músicos Eduardo e Riverton, pela dedicação e empenho na realização deste trabalho.”

O Diretor Presidente Marcos Todt, o músico Angelino Rogério, o músico Eduardo Morlin, a Diretora Vice-Presidenta Célia Zingler e o músico Riverton Duarte com o troféu de primeiro lugar

Marcelo de Marchi, que ganhou a premiação de música popular eleita pelo público e o melhor arranjo com a canção “CEFini – Memórias de um Aposentado” destaca a importância do XI Festival de Música: “É a oportunidade de tocar uma música própria, de rever os amigos e destacar a riqueza da musicalidade gaúcha, fugindo dos rótulos, pois nossa produção musical é muito rica.”

Marcelo de Marchi e o conselheiro da APCEF Paulo Cesar Ketzer

O associado da APCEF, Nilo Motta elogiou o evento: “É um importante espaço para os(as) associados(as), um evento bem organizado, com um júri extremamente qualificado e músicas muito boas.”

O associado Nilo Motta e a associada Patricia Belegante prestigiaram o evento

A diretoria da APCEF/RS agradece mais uma vez a participação de todos(as) no evento, lembrando que todos estão de parabéns pelo empenho e pelo esforço, que resultou em um Festival com ampla qualidade musical! Agora é torcer pelo nosso represente no XI Música FENAE, que ocorrerá de 4 a 6 de dezembro deste ano, em Belém (PA)!

Diretoria, músicos e intérpretes do XI Festival de Música

Compartilhe em todas as redes!

Share by: