Reunião prestou esclarecimentos à(aos) aposentados(as) e pensionistas
 

2013-08-29 22:20:00

Os(as) aposentados(as) e pensionistas encontraram-se na tarde do dia 28 de agosto, no Salão de Bridge do Clube do Comércio para mais uma reunião da APCEF/RS. Na pauta do encontro estiveram diversos assuntos de interesse da categoria, com a presença da Assessoria Jurídica da Associação.

A Diretora Vice-presidenta da APCEF Célia Zingler saudou os convidados e convidou para a mesa de trabalho o Diretor de Aposentados e Saúde Leonardo Rigon, o Assessor Jurídico da APCEF Ricardo Castro e os convidados representantes da ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) José Joaquim Marchisio, conselheiro fiscal da ANAPAR e Roberto Bossle, conselheiro da regional Sul. Os convidados são assistidos da Eletrocel (eletrocitários) e Fundação Atlântico (telefônicos), respectivamente.

José Joaquim Marchisio (E), Roberto Bonsi, a Diretora Vice-Presidenta da APCEF Célia Zingler, o Diretor de Aposentados e Saúde Leonardo Rigon e o assessor jurídico Ricardo Castro

José Joaquim Marchisio realizou uma apresentação sobre a ANAPAR, passando pelo funcionamento do Regime Previdenciário Brasileiro, o Funcionamento dos Planos de Previdência Complementar e a Estrutura da ANAPAR, destacando a representatividade do órgão no CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) e no CRPC (Câmara de Recursos da Previdência Complementar). Logo, a ANAPAR é a entidade que representa e defende os interesses dos(as) assistidos(a) e participantes do fundo de pensão.

É de fundamental importância, como destacou o assessor jurídico Ricardo Castro, a associação à ANAPAR, para reforçar fortes lutas, como o posicionamento contra a retirada dos planos de patrocínio.

O Diretor de Aposentados e Saúde Leonardo Rigon prestou esclarecimentos aos(às) participantes sobre a Instrução Normativa nº 1.343, relativa à apuração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) aplicável aos valores pagos ou creditados por entidade de previdência complementar a título de complementação de aposentadoria, resgate e rateio de patrimônio, correspondente às contribuições efetuadas, exclusivamente pelo beneficiário, no período de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1995.

As contribuições dos(as) aposentados(as) à previdência complementar feitas entre 1989 e 1995 poderão ser abatidas da base de cálculo do imposto de renda. É importante ressaltar que a IN 1.343 se aplica apenas aos aposentados que recebem benefício de aposentadoria a partir de janeiro de 2008 e tenham efetuado contribuições à previdência complementar no período de janeiro de 1989 a dezembro de 1995.

No site da FUNCEF, é possivel consultar o passo-a-passo conforme a situação:

>Aposentados entre 2008 e 2012
>Aposentados de janeiro de 2013 em diante


Diretor de Aposentados e Saúde Leonardo Rigon (C) prestou esclarecimentos aos(às) participantes

O Diretor Leonardo Rigon colocou à disposição o seu email para auxiliar os(as) associados(as) integrantes do Seguro Jurídico em caso de dúvidas em sua retificação: leonardo.rigon@apcefrs.org.br.

Dúvidas dos(as) participantes foram respondidas no encontro

O Assessor Jurídico da APCEF Ricardo Castro prestou esclarecimento referente ao andamento das principais ações judiciais coletivas do Seguro Jurídico, como a ação "Efeito Gangorra", que aguarda julgamento pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Quem participou da reunião concorreu a exemplares do livro "A Casa do João-de-Barro. APCEF/RS 60 anos", livro resultado da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche da APCEF que terá lançamento nas Feiras do Livro de Santa Cruz (14 de setembro), Caxias do Sul (28 de setembro ) e de Porto Alegre (4 de novembro).

Associados(as) foram presenteados com livro da Oficina de Criação Literária da APCEF

A associada Sofia Brochier destaca a importância da reunião: "Participo desde as primeiras reuniões e gosto de saber das novidades da Caixa e me inteirar sobre a FUNCEF. O espaço é fundamental para a integração, rever os amigos e também buscar informações sobre direito previdenciário."


A associada Sofia Brochier elogia as reuniões

A diretoria da APCEF agradece a participação de todos(as) no encontro, em especial da associada Dora Helena Carvalho, Diretora Financeira da AGEA.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: