No lançamento de “Abya Yala”, APCEF suscita discussões urgentes na Feira do Livro 

2022-11-11 20:09:00

“Abya Yala foi escrito por 13 escritoras e escritores de verdade: tudo que aqui dentro está é produzido com conhecimento de causa, com amor, sentimento e coragem, nunca com ódio e ressentimento” – essa fala do escritor Alcy Cheuiche abriu, na quinta-feira (10), o lançamento de mais uma obra gestada nas Oficinas de Criação Literária oferecida pela APCEF/RS, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Depois de dois anos de encontros virtuais, a Associação retorna à Praça da Alfândega para a programação desse evento tão aguardado. “Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América” é uma coletânea de contos escritos novamente sob a orientação generosa de Cheuiche, tratando do passado e do presente de indígenas do continente.

“Contos que ressaltam valores culturais que herdamos dos povos originários – idioma, alimentação, ecologia, música, entre muitos outros. Nós estamos aqui sob a égide da APCEF/RS. Eu tenho um convívio tão estreito com a Associação que já me perguntaram em que agência da Caixa eu trabalhava. É uma honra para mim, que me façam uma pergunta dessas”, contou o escritor, que há 15 anos orienta as oficinas oferecidas pela entidade. Formou-se, a partir daí, uma geração de escritoras e escritores oriundos sobretudo da categoria bancária.

Foram 12 meses de estudo e pesquisa sobre os povos indígenas, de escrita e debate. O diretor de Cultura da APCEF/RS, Caio Botti, explica o conceito da obra: “Abya Yala, na língua do povo kuna, significa ‘terra madura’ ou ‘terra viva’ ou ‘em florescimento’ – e a expressão vem sendo usada como contraponto à palavra ‘América’, com o objetivo de fortalecer a descolonização do pensamento e construir um sentimento de unidade e pertencimento entre povos originários do continente”.

O lançamento se deu na programação da Feira, em espaço gentilmente cedido pela AGEA, durante a tarde, reunindo dezenas de pessoas. O cacique Timóteo Karaí Mirim, da Retomada do Arado Velho, na zona sul de Porto Alegre, foi um dos colaboradores da obra, como entrevistado, e esteve na plateia.

Mais tarde, às 18h, escritoras e escritores rumaram à Praça dos Autógrafos Coletivos da Feira do Livro, onde receberam o público para abraços e assinaturas.

O presidente da APCEF/RS, Marcos Todt, avalia que o livro Abya Yala precisou, em sua composição, encarar fatos assombrosos, mas que precisam ser reconhecidos e transformados pelas sociedades. “Não se faz cultura sozinho. Ao mesmo tempo em que nos ajuda a nos identificar com o tempo histórico, reforçar laços sociais, crescer enquanto indivíduo e coletivo, a cultura ajuda a enxergar novos horizontes, outras possibilidades, que a gente pode construir relações mais solidárias, humanas, respeitosas e diversas. Isso faz parte da busca pelo Bem Comum. Por isso, tamanha honra ao lançar essa obra”, pontuou.

“Abya Yala – A Vida dos Povos Ancestrais da América” é assinada por Caio Botti, Candida Rossetto, Carlos Vieira Nogueira, Célia Zingler, Cristina Cattoi, Edison Lara Machado, Eliane Silva, Everton Araujo Pires, Irineu Roque Zolin, Neli Trindade, Neusa Tolfo, Salete Maria Mattje e Tania Mendonça.

A Associação lança agora a oficina “APCEF/RS 70 anos: Construindo em defesa do Bem Comum”, mais uma vez sob orientação de Cheuiche, que tantas turmas formou ao longo da última década.
O objetivo desta vez é dar continuidade a um trabalho que marcou a história da entidade: se em 2013 preparamos a obra "A Casa do João-de-Barro: APCEF/RS, 60 anos de história", em 2023 a entidade fala não somente sobre si mesma ao longo desses últimos dez anos, mas também sobre a sociedade brasileira, sobre personagens – reais – que fizeram parte desse coletivo, e também ficcionais. A aula inaugural será aberta ao público, no dia 17 de novembro, às 18h. As atividades da oficina ocorrem em reuniões virtuais, nas quintas-feiras, no mesmo horário – você pode, portanto, cursar de onde estiver. Você se inscreve enviando mensagem para o e-mail ahelena.rilho@yahoo.com.br ou para o telefone/WhatsApp (51) 99703-8175. Leia mais no site!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: