Alunos da Oficina A HISTÓRIA DO VINHO realizam atividades culturais
 

2013-09-16 21:41:00

A Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche A HISTÓRIA DO VINHO - lendas e folclore, o vinho na França e o vinho gaúcho trabalha o ofício de escrever de forma bilíngue, em português e francês. Os alunos e alunas são conduzidos no aprendizado através da poesia, música, textos literários e também atividades culturais.

No dia 10 de agosto, o grupo participou de uma atividade em Morro Reuter, interior do Estado, onde foram recebidos pelo francês Eric Chartiot. Assistiram um documentário sobre vinhedos e produção de vinho e o almoço foi um prato típico da culinária francesa. Durante o encontro, os oficinandos e oficinandas realizaram a leitura de dois contos produzidos para o livro e homenagearam o anfitrião por sua participação na construção do cenário do espetáculo teatral A TECELÃ.


Primeiro Roteiro Cultural Aconteceu em agosto, em Morro Reuter

No final de semana (07 e 08/09), a atividade cultural foi uma viagem para Bento Gonçalves. No roteiro, os(a) alunos visitaram a Capela Nossa Senhora das Neves onde o grupo foi recebido pelo escritor Remy Valduga, da Vinícola da Casa Valduga. Os oficinandos e oficinandas realizaram também o Passeio da Maria Fumaça, e a família Vaccaro recebeu o grupo para o almoço e visita a sua vinícola no interior de Garibaldi.

Roteiro em Bento contemplou dois dias de atividades
Fotos gentilmente cedidas por Tina Griebler

A oficinanda Sonia Rosler destaca: "As atividades culturais foram ótimas, com roteiros muito interessantes, como a Igreja do Vinho, o passeio às vinícolas. E a condução do trabalho não poderia ter mestre melhor que o escritor Alcy Cheuiche. A Oficina Literária é uma atividade lúdica, que fazemos para relaxar, mas ao mesmo tempo muito importante culturalmente."

O grupo segue as suas atividades, com encontros semanais escrevendo contos sobre a temática proposta. No encerramento da Oficina, está prevista um roteiro cultural muito especial, na França!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: