Oficina de Criação Literária se reúne no Acampamento Farroupilha
 

2013-09-24 21:00:00

Era dezessete de setembro, uma terça-feira acomodada no meio da Semana Farroupilha. O dia se acabava frio, a noite chegava de manso, e aos poucos as pessoas iam entrando pela casa e se aquerenciando no galpão do Acampamento Sinal, Marca e Tarca, no Parque da Harmonia.

O cheiro da boia que já se misturava com a fumaça do galpão criava uma segunda expectativa além da aguardada palestra.


Alunos da Oficina de Criação Literária em Atividade no Acampamento Farroupilha

Se escrevia ali mais uma página da Oficina de Criação Literária – A história do Vinho.

Fachada do Acampamento

A convite do Acampamento Sinal Marca e Tarca, Alcy Cheuiche foi o palestrante da noite. Assistido por seus oficinandos, participantes do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS, membros do Acampamento e convidados discorre sobre o tema proposto. O Imaginário Indígena – Sepé Tiaraju.


O conselheiro e coordenador do Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF, Paulo Cesar Ketzer (E), e o convidado especial, o escritor Alcy Cheuiche

Mais do que o encontro semanal da Oficina Literária, mais do que uma palestra sobre o tema proposto para os Festejos Farroupilhas os presentes foram brindados com uma aula, com enfoques que raramente se veem propostos nas discussões sobre nosso povo ancestral.


Escritor Alcy Cheuiche realizou palestra sobre o imaginário indígena e Sepé Tiaraju

Depois da conferência, serviu-se um arroz com liguiça preparado ali mesmo pelo oficinando Hilton, num fogão campeiro rabugento, escoltado por um feijão macanudo, obra do pessoal do Acampamento e do Núcleo de Cultura Gaúcha, tudo acompanhado, é claro, de um bom vinho.


Boia campeira foi preparada por oficinando e pelo Núcleo de Cultura Gaúcha

Fotos e texto: Paulo Cesar Ketzer

Compartilhe em todas as redes!

Share by: