Assuntos relativos à Associação em debate no Fórum de Representantes do LíderA 

2022-11-22 18:51:00

No sábado (19), à tarde, no evento de retomada do LíderA, o espaço dedicado a representantes e dirigentes da APCEF, assuntos diversos, relativos à Associação, estiveram na pauta de debate.

Desde a apresentação de uma identidade gráfica institucional para 2023, quando completamos 70 anos, uma campanha do Dia da Consciência Negra, o estado atual do novo Espaço Bem Viver de Itapirubá, as ações judiciais em andamento, a representação da diretora Célia Zingler no Comitê de Assessoramento Técnico do Conselho Deliberativo da Funcef, até uma breve oficina de espanhol para estimular o aprendizado de línguas.

Depois de uma manhã de debates sobre democracia, participação e associativismo com o professor e sociólogo Thiago Ingrassia Pereira, o segundo momento foi dedicado a temas ligados ao funcionamento da própria Associação: a atividade foi aberta pela apresentação, por parte do publicitário Ronaldo Zeni, que presta assessoria à APCEF, a uma identidade visual comemorativa dos 70 anos da Associação. Para ele, o trabalho consistiu em um desafio: “representar a diversidade do trabalho da instituição”. A ideia é apresentá-la e usá-la a partir de janeiro, até o final de 2023.

Também o publicitário apresentou as peças usadas pela APCEF no Dia da Consciência Negra de 2022. Nas imagens, a associada Débora Nobre e o associado Antônio Araújo aparecem com o punho levantado – referência ao gesto de atletas do movimento Panteras Negras, da delegação dos Estados Unidos nas Olimpíadas de 1968, adotado largamente, desde então, na luta antirracista.

Para o tópico relativo ao futuro Espaço Bem Viver de Itapirubá, no litoral sul de Santa Catarina, a Associação apresentou em primeira mão o projeto arquitetônico das cabanas, os prazos para construção e abertura do local. O tema será objeto de uma reportagem detalhada, na próxima edição do jornal João de Barro, no final de dezembro. Não perca! O pré-projeto das estruturas havia sido aprovado em assembleia, ainda em dezembro de 2021.
A diretora de Relações de Trabalho e Saúde da APCEF, Michele Venzo, explicou a representantes e dirigentes sobre ações judiciais em andamento: a primeira, que trata da chamada “quebra de caixa”, publicada recentemente pela Associação, e também uma nova, que foi publicizada pela entidade nesta segunda-feira (21).

Em seguida, a diretora de Aposentadas, Aposentados e Previdência da Associação, Célia Zingler, relatou sobre sua participação no Assessoramento Técnico do Conselho Deliberativo da Funcef.

A vice-presidenta Naiara Machado da Silva, junto com o presidente Marcos Todt, fizeram uma apresentação sobre o LíderA, projeto com já seis anos de atividade, formando lideranças na Associação – em 2022, com a presença de várias e vários colegas que participam pela primeira vez, a entidade optou por explicar e debater os objetivos do projeto, além de outras áreas de atuação da entidade.

A professora Argelimar Romero, responsável pelas aulas de espanhol oferecidas pela APCEF, participou do evento, oferecendo uma oficina ao final da atividade da tarde. Lembramos que as aulas têm inscrições abertas e são realizadas virtualmente, então você pode participar de qualquer lugar!

Participaram associadas e associados de Alvorada Bagé, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Canoas, Carlos Barbosa, Casca, Crissiumal, Estrela, Giruá, Mariana Pimentel, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santa Rosa, Santa Vitória do Palmar, Santo Augusto, São Jerônimo, Sapucaia do Sul, Sobradinho e Uruguaiana.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: