Alunos da Oficina HISTÓRIAS DO VINHO em preparação para a Festa da Uva
 

2014-01-21 00:53:00

Os alunos e alunas da Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche "HISTÓRIAS DO VINHO" realizaram no último sábado, 18, uma atividade cultural no litoral gaúcho, em Rondinha. A convite do oficinando Floriano Isolan, o grupo pôde apreciar uma palestra com Vinícius Ribeiro, que participou por mais de dez anos da coordenação da Festa da Uva de Caxias do Sul.


Vinicius Ribeiro realizou palestra sobre a Festa da Uva de Caxias do Sul

Vinícius realizou um histórico sobre a Festa da Uva, que envolve mais de 200 coordenadores que trabalham voluntariamente na organização do evento. A tradicional festa existe desde 1931 e passou por diversas transformações em sua organização, porém, sempre buscou manter o caráter popular. A frase que foi um dos lemas da festa "Vide ver quem somos, o que fazemos!" destaca o seu propósito: resgatar as heranças coloniais, os valores da terra e, claro, a marcante presença da uva e do vinho na identidade do povo da região.


Almoço de confraternização reuniu o grupo

O grupo participou de um almoço de confraternização, que teve como prato principal um assado à moda guarani de cordeiro "caçapavano". A visita do grupo à Festa da Uva já está agendada para o dia 8 de março.

Os agradecimentos vão à hospitalidade da família Isolan que tão bem recebeu o grupo.


Grupo da Oficina de Criação Literária com convidados(as) e amigos(as)

A Festa da Uva de Caxias do Sul

A Festa da Uva acontece de 20 de fevereiro a 09 de março no Pavilhão da Uva, em Caxias do Sul. A cada dois anos a cidade realiza a famosa e tradicional festa que é considerada um dos mais importantes eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Por meio dela é celebrada a diversidade de um povo, as raízes da imigração italiana e a força do trabalho dos desbravadores europeus na região da Serra Gaúcha.

O ponto alto do evento fica por conta do grande Desfile Cênico Musical, aprimorado a cada ano com novos elementos que incluem, além dos carros alegóricos, a saga da cultura italiana, música, dança e intervenções cênicas. Todas as atrações concentram-se no já conhecido Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos (Parque de Eventos da Festa da Uva), localizado em uma das áreas mais altas da cidade permitindo uma bela vista de Caxias e da deslumbrante natureza da serra gaúcha.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: