Oficina de Criação Literária ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA em pré-inscrição!
 

2014-02-15 00:54:00


A APCEF comunica que está aberto o período de pré-inscrições para a Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche que terá como tema ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA, que será ministrada em 2014/2015. As atividades terão início no mês de junho de 2014, com conclusão em março de 2015. A turma, será de vinte alunos(as), realizará encontros semanais, todas as quintas-feiras, das 18h às 21h. O trabalho dos(as) alunos(as) resultará em um livro de contos.

Para participar, não é necessário ter experiência com a escrita literária, pois serão ministradas técnicas de iniciação à arte de escrever. Os temas dos contos serão motivados por frases, imagens, fotografias, sonhos, palestras, passeios a partir de um personagem criado pelo(a) aluno(a).

Além de oportunizar a descoberta do talento individual, a atividade também possui um importante caráter coletivo. "Os alunos aprendem muito uns com os outros, com os textos que escrevem e lêem em voz alta em sala de aula e com os textos que escrevem em casa, uma vez por semana, e também lêem para o grupo na abertura de cada aula." - esclarece o escritor Alcy Cheuiche.

A proposta da Oficina de Criação Literária é dialogar com um público abrangente, de diversas faixas etárias. A partir dos 14 anos já é possível desenvolver a atividade. Os participantes, independente de formação ou idade se unem com um objetivo em comum: aprimorar a técnica da escrita. O espaço de aprendizado propicia grandes amizades, além dos benefícios na expressão e a descoberta do talento literário potencial que existe em cada pessoa.

Os(as) oficinandos(as) receberão informações e realizarão pesquisas sobre o tema ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA. Os contos abordarão este tema, em suas mais diferentes nuances, como:

*A ÁGUA em suas manifestações naturais: inspiração artística, beleza e poesia;
*A ÁGUA como elemento essencial do corpo humano: necessidade de democratizar o acesso à água pura;
*A ÁGUA e seu emprego na geração de energia: implicações econômicas, sociais e ecológicas

Durante a realização da oficina, os/AS participantes poderão aprimorar seus conhecimentos através de palestras com convidados especialistas no tema.

O investimento para participar das atividades será divulgado posteriormente, a depender do número de inscritos.

Como as vagas são limitadas, garanta já a sua enviando via malote ou por e-mail até dia 31/03/14 a ficha de inscrição para o Setor Cultural da APCEF (cultural@apcefrs.org.br) ou contate o Setor Cultural através do telefone (51)3268-1611. As vagas serão garantidas por ordem de inscrição.

Sugerimos a apreciação de dois vídeos da importância deste instigante tema em forma cantada:

>Guilherme Arantes - Planeta água

>Abel Garcia - Al água

"El agua para beber,
el agua pa' bendecir,
el agua pa' tomar mate
y en la comida y para sentir
la lluvia que mojará
la tierra y hará feliz
a los niños chapoteando
en los charquitos de mi país.

El agua para nutrir,
el agua para correr,
el agua que despabila,
que limpia heridas y espejo es."

(Abel Garcia - El água)

Compartilhe em todas as redes!

Share by: