Na música, Angelino Rogério e Meri Elen Soares Barbosa representam o Rio Grande do Sul na etapa nacional do Talentos 

2022-12-12 20:17:00

Sábado (10) foi o dia em que a APCEF/RS abriu as portas do seu Galpão Crioulo, em Porto Alegre, para o evento de audição musical da etapa estadual do Talentos Fenae/Apcef. Na interpretação e na composição, a Associação do Rio Grande do Sul já tem as definições de quem representará o estado na grande final do concurso, que ocorre em fevereiro de 2023.

Angelino Rogério, na composição, ficou em primeiro lugar com a música “Jornada”, e Meri Elen Barbosa Soares venceu a interpretação, cantando “Piece of my heart”, de Janis Joplin. As notas do júri técnico foram elaboradas pela cantora e compositora Nanci Araújo, pelo cantor e compositor Nei Lisboa e pelo produtor cultural Suco Aquino.

Agora, a partir da quinta-feira (15), até 15 de janeiro, você já pode votar na etapa nacional do Talentos – tanto na música, com Angelino e Meri Elen, quanto em outras manifestações artísticas. Vamos juntas e juntos com a criatividade do Rio Grande do Sul!

Na composição, depois de receber o troféu, Angelino falou sobre seu processo artístico: “a gente escreve as experiências do dia-a-dia – não só a situação humana, mas também social, usar isso na poesia. Na melodia, busco as harmonias mais populares possíveis”. Ao tocar e cantar Jornada, disse, buscou expressar a emoção que as palavras demandam. “É uma letra existencial, da nossa jornada na Terra”, explicou.

Mais uma vez no evento nacional – ele, que é associado de Cruz Alta, participa desde 1986, explica: “Levarei o melhor de mim para representar a minha Associação, colegas daqui. Um dos meus objetivos é motivar outras pessoas para a música, para a composição musical, para escrever, para participar desses eventos da APCEF”.

"Jornada" foi composta em co-autoria com o associado Athos Ronaldo Miralha da Cunha.

A pelotense Meri Elen participa desde 2016, e é também já conhecida nos eventos nacionais. Sobre sua interpretação de Janis Joplin, ela define como “sempre emocionante”. “Fiquei nervosa, embora já participe há tanto tempo, penso antes que estarei tranquila, acostumada ao palco, mas é mentira: dá um frio na barriga”.

Além disso, ela recebeu também outros troféus: o segundo lugar na interpretação, com Bohemian Rhapsody, do Queen, e o segundo lugar na composição, com sua música “Maldita Eva”. “Fala sobre assédio, violência, as coisas que mulheres sofrem no mundo. A ideia era levar essa mensagem como um alerta, uma reivindicação, um protesto”, contou. Sobre o evento nacional, diz que há colegas muito boas e bons, pois vem acompanhando também o resultado de outros estados. “Está todo mundo cheio de expectativa, será um reencontro caloroso da turma que participa”, resume.

Além de Angelino e Meri Elen, o associado Leandro Leal Ladeira, de Porto Alegre, ficou em terceiro lugar na composição, com “Apenas namorar você”, enquanto Rodrigo Lemieszek Vera Cruz, também da Capital, levou o terceiro lugar na interpretação, cantando e tocando “Wicked game”, de Chris Isaak.

O presidente da APCEF, Marcos Todt, afirma que agrada muito à Associação preparar seus espaços para os eventos culturais. “Receber artistas é sempre bom, é parte da construção do que chamamos Bem Comum – não há mundo possível sem cultura e arte. Desejo então boas-vidas às pessoas que vêm para assistir ou se apresentar, aqui e em Aracaju, na etapa nacional”, disse, na abertura da atividade.

A vice-presidenta da APCEF, Naiara Machado da Silva, falou representando a Fenae, da qual é diretora representante da Região Sul. “A APCEF sempre buscou oferecer estes espaços, temos aqui também um momento de resistência cultural. Antes de acontecer o evento Talentos Fenae/Apcef, já existia o Música Fenae, com toda uma tradição da qual a nossa entidade do Rio Grande do Sul, além de eventos locais que realizamos”. A entidade organiza esses eventos, conta, para incentivar o surgimento de artistas – “cantoras, cantores, compositoras e compositores, mas também em outras manifestações –, melhorar, qualificar-se, ter a experiência do palco para se apresentar e confraternizar”, diz.

Para o diretor de Cultura da APCEF, Carlos Botti, celebramos mais uma etapa de um renascimento cultural, depois de muito tempo de separação física por conta da pandemia. “É lindo hoje poder receber, conversar, participar, ver-se”, diz.

O evento começou no final da tarde, às 17h, aberto ao público, com dezenas de associadas e associados na plateia. Agora é torcer pelas gaúchas e gaúchos no evento nacional. Lembre-se: a partir de quinta-feira já é possível votar!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: