Nova Oficina de Criação Literária Alcy Cheuiche inicia em junho. Vagas limitadas!
 

2014-05-09 20:19:00

Recém encerrando a Oficina de Criação Literária com a publicação do livro HISTÓRIAS DO VINHO, apresentamos uma nova oportunidade para descobrir e desenvolver o talento para a escrita literária. É a Oficina de Criação Literária para desenvolver contos sobre o tema "Água: Elemento Essencial da Vida" que novamente será ministrada pelo escritor Alcy Cheuiche! As vagas serão garantidas por ordem de inscrição. Garanta já a sua!

Os encontros serão semanais e a previsão é de uma turma com encontros todas as quintas-feiras. Se houver um número maior de associados inscritos, a A APCEF disponibilizará mais uma turma, às terças-feiras. As aulas começam em junho de 2014, com conclusão em fevereiro de 2015.

Além de oportunizar a descoberta do talento individual, a atividade também possui um importante caráter coletivo. "Os alunos aprendem muito uns com os outros, com os textos que escrevem e lêem em voz alta em sala de aula e com os textos que escrevem em casa, uma vez por semana, e também lêem para o grupo na abertura de cada aula." - esclarece o escritor Alcy Cheuiche.

A proposta da Oficina de Criação Literária é dialogar com um público abrangente, de diversas faixas etárias. A partir dos 14 anos já é possível desenvolver a atividade. Os participantes, independente de formação ou idade se unem com um objetivo em comum: aprimorar a técnica da escrita. O espaço de aprendizado propicia grandes amizades, além dos benefícios na expressão e a descoberta do talento literário potencial que existe em cada pessoa.

A associada Karin Kestering, que está concluindo a Oficina Histórias do Vinho comenta como foi sua experiência: "A experiência foi muito gratificante. O trabalho foi muito bem conduzido pelo ministrante, Alcy Cheuiche, que estimulou os alunos, com observações que enriquecem o trabalho sem inibir o potencial criativo. As aulas foram organizadas, com o envio de temas e diversas atividades que foram muito enriquecedoras. A APCEF está de parabéns pela oficina."

Destacamos que não é necessário ter experiência com a escrita literária, pois serão ministradas técnicas de iniciação à arte de escrever.

O tema escolhido não poderia ser mais atual: Água, elemento essencial para a vida de todo ser vivo. Sem água não poderíamos conceber a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura como são hoje. Seiva do nosso planeta, o equilíbrio da Terra e o nosso futuro dependem do respeito e da preservação deste líquido precioso e de seus ciclos.

Os(as) oficinandos(as) receberão informações e realizarão pesquisas sobre o tema ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA. Os contos abordarão este tema, em suas mais diferentes nuances, como:

*A ÁGUA em suas manifestações naturais: inspiração artística, beleza e poesia;
*A ÁGUA como elemento essencial do corpo humano: necessidade de democratizar o acesso à água pura;
*A ÁGUA e seu emprego na geração de energia: implicações econômicas, sociais e ecológicas

Durante a realização da oficina, os/as participantes poderão aprimorar seus conhecimentos através de palestras com convidados especialistas no tema.

Como as vagas são limitadas, garanta já a sua enviando via malote ou por e-mail a ficha de inscrição para o Setor Cultural da APCEF (cultural@apcefrs.org.br) ou contate o Setor Cultural através do telefone (51)3268-1611.

>Ficha de inscrição

Sugerimos a apreciação de dois vídeos da importância deste instigante tema em forma cantada:

>Guilherme Arantes - Planeta água

>Abel Garcia - Al água

"El agua para beber,
el agua pa' bendecir,
el agua pa' tomar mate
y en la comida y para sentir
la lluvia que mojará
la tierra y hará feliz
a los niños chapoteando
en los charquitos de mi país.

El agua para nutrir,
el agua para correr,
el agua que despabila,
que limpia heridas y espejo es."

(Abel Garcia - El água)

Compartilhe em todas as redes!

Share by: