Vice-presidenta da APCEF Célia Zingler homenageada pela luta em defesa da água pública
 

2014-08-20 23:00:00

Na última sexta-feira, dia 15 de agosto, aconteceu uma Assembleia do Sindiágua RS em Porto Alegre. Neste evento, a Vice-Presidenta da APCEF Célia Zingler foi homenageada pela sua ampla atuação na luta em defesa da água pública em Santa Cruz do Sul, integrando o Fórum em Defesa da Água Pública.

Célia Zingler foi homenageada pelo Sindiágua pela luta em defesa da água pública
Crédito fotos: Anne Ledur/Comunicação APCEF/RS

A Vice-presidenta da APCEF destaca: "O estatuto da APCEF fala na defesa de direitos ambientais e direitos difusos, direitos amplos da sociedade. A Caixa Federal financia o saneamento. E nós entendemos que este financiamento não deveria ir para empresas privadas, mas sim para o controle público. As empresas privadas tem como único objetivo o lucro e não permitem nenhum controle social."

Auditório lotado

Foram quase cinco anos de mobilização desde a construção do plano de saneamento, depois a tentativa de privatização com o lançamento de um edital, depois outro edital, pois o primeiro foi revogado, e foi uma sequência de mobilização muito grande em Santa Cruz do Sul. O Fórum em Defesa da Água Pública foi o suporte para todo esse embate realizado.

O Presidente do Sindiágua RS, Arilson Wünsch, destaca: "O Brasil nos anos 90 passou por um momento de privatizações, e o saneamento era mais um deles. Em 95, quando houve uma onda de privatizações, tinha a Corsan também no contexto. Foi feita uma greve, não por salário, e sim para manter a água pública. Desde 2007 pra cá, estamos assumindo uma luta nacional, porque as maiores empresas estatais de saneamento tem o seu capital aberto, com grande parte nas mãos da iniciativa privada. Uma vez que elas visam o lucro, não vão baixar o valor das tarifas."

E a luta continua: "Continuamos mobilizados porque ainda precisamos ter um Conselho de Saneamento para controle social, tendo em vista que foi assinado o contrato entre a Corsan e o município de Santa Cruz do Sul para vigorar por 40 anos." - destaca Célia Zingler.

Homenagem à Vice-Presidenta da APCEF

Compartilhe em todas as redes!

Share by: