Manifestação do Presidente da Corsan sobre a Oficina Literária da APCEF
 

2014-09-04 21:19:00

O Presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, fez uma manifestação sobre a Oficina de Criação Literária "Água: Elemento Essencial da Vida", demonstrando todo o seu apoio à iniciativa da APCEF. Confira o texto na íntegra:

"Uma vida dedicada ao saneamento, talvez, pelo aprofundamento técnico no tema pelos longos anos de atuação nos afaste do encantamento do mesmo e do envolvimento que esse tem com muita das etapas da vida de uma pessoa. Simplificamos, politicamente, na essencialidade e no conceito maior da água com um bem público, cujo acesso deva ser universal, ou seja, assegurado a todos e a todas, com qualidade e a preços módicos. Debatemos com a sociedade, como conceito da eficiência na prestação do serviço, no nosso entendimento de competência do ente público, o olhar prioritário ao cidadão, em detrimento dos aspectos econômicos da prestação de serviço. Despertar a consciência e descortinar um ambiente onde a tecnicidade da matéria possa ser compartilhada ao conjunto da população, de forma harmônica, sutil e de fácil entendimento, por meio da habilidade da escrita de, contos, por exemplo, é algo, além de extraordinário, surpreendente e, por que não, uma nova percepção de abordagem de temas tão essenciais, que realmente seja capaz de envolver a população, através do encantamento da escrita, que misturem a essencialidade da matéria ao cotidiano e imaginação de cada individuo.

Participar da oficina foi uma experiência fantástica, que além de me motivar encheu-me de entusiasmo pelo prisma de abordar o tema do saneamento de uma forma diferente, provavelmente muito mais próxima da população e eficaz do que muitas das ferramentas que utilizamos até hoje.

Meus parabéns pela iniciativa e, conforme dito na apresentação, coloco-me a inteira disposição para ser colaborador nesse processo.

Em muitas das minhas falas sempre utilizei uma passagem do saudoso Raul Seixas: “um sonho que se sonha só / é só um sonho que se sonha s / mas sonho que se sonha junto é realidade”. Acho que a oficina é uma forma de sonharmos juntos e, quem sabe trazer para o exercício da realidade a conscientização das pessoas para importância do debate do tema: água, como um bem público e essencial à vida."

Compartilhe em todas as redes!

Share by: