Artigo | Do tamanho de nossos sonhos: somos APCEF/RS 70 anos, somos gigantes! 

2023-01-04 15:23:00

*Artigo de Marcos Todt e Naiara Machado da Silva, presidente e vice-presidenta da APCEF, escrito originalmente para o jornal João de Barro.

Somos do tamanho de nossos sonhos. E como nossos sonhos são todos eles relacionados ao Bem Comum, chegamos aos 70 anos com amor, ousadia, intensidade, alegria... e muitos planos. E é por isto que é um privilégio para todos nós, associados e associadas da APCEF/RS, vivenciarmos o ano 70 de nossa Associação.

Neste momento, vale a pena olhamos para trás para reverenciar o belo caminho que fizemos coletivamente. Ah, se vale! Todo pedacinho de cada sede tem uma história enorme. E cada cuidado que recebe de nós, associados e associadas do “agora”, passa a fazer parte dela também. Dar-nos conta desta relação faz parte do bonito aprendizado coletivo que uma entidade como a APCEF nos oferece!

Se mirar nosso passado nos oferta coisas boas, também nos dá motivação e alegria direcionarmos nosso olhar ao horizonte para planejar um futuro com a APCEF fortalecida e coerente com seus valores institucionais. E colocar a mão na massa em favor deste futuro planejado com carinho é bom demais!

Permeada por seus valores, a APCEF se consolidou na vida dos gaúchos e gaúchas pela credibilidade na defesa dos direitos da categoria, pela capacidade ímpar de defender a Caixa como banco público (sim, somos parceiros(as) de primeira ordem de uma Caixa forte e a serviço do povo), pela intensa agenda esportiva, cultural e social, pelo cuidado com o patrimônio expresso em cada uma de suas dezenove sedes espalhadas pelo Rio Grande e por Santa Catarina.

Com a contribuição generosa de quem já nos deixou após uma vida de participação associativa, e com a união dos atuais associados(as) da ativa com a numerosa turma que se aposentou da Caixa mas que segue ativa na Associação, estamos avançando em várias áreas, inclusive em nosso patrimônio. O que parecia quimera se torna realidade rapidamente. Exemplos disto são as novíssimas usinas solares e os passos largos rumo à nova sede no litoral catarinense.
Pois é, após a realização do sonho da nova sede em Tramandaí e das novas cabanas em São Chico, em breve teremos uma nova sede no Litoral catarinense! Tudo isto sem recorrer a empréstimos e sem qualquer dívida.

Com a participação de cada associado e associada, seja de Porto Alegre ou do menor e mais afastado município da capital, somos protagonistas das melhores lutas de nosso tempo. A APCEF se fez importante na vida da sociedade gaúcha através, por exemplo, do intercâmbio com entidades civis pela defesa da classe trabalhadora e dos direitos coletivos ou difusos de interesse social. Devemos também nos orgulhar com o fato de que nos últimos anos a Associação firmou-se como entidade de destacada atuação socioambiental, inclusive participando da fundação do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul e de inúmeras ações, de repercussão até mesmo internacional, ligadas à temática ecológica.

Esta atuação faz parte da busca pelo bem comum. Busca esta que se tornou parte da nossa identidade. Que não é algo apenas utópico, mas que faz parte de nosso dia a dia. Faz parte do que nos faz fortes, do que nos identifica como pertencentes a uma Associação, a uma entidade sem fins lucrativos cujos princípios se contrapõem aos valores estritamente individualistas ou egoístas.
Nossa lógica é a do trabalho em equipe, nossa escolha é pela solidariedade. Isto explica a motivação por trás de tantos projetos coletivos, alguns deles expressados nas páginas desta edição: Caravanas APCEF/RS: Construindo o Bem Comum; Olimpíadas do Bem Comum; parcerias com a ONG Moradia e Cidadania; projeto de formação de lideranças; projetos culturais, esportivos e solidários em Porto Alegre e no interior.

Temos muito o que mostrar, temos muito do que nos orgulhar, temos muito a fazer, juntos, pelo Bem Comum!

Parabéns, APCEF/RS! Parabéns a cada um e a cada uma que faz parte desta história. Vale a pena repetir: somos do tamanho de nossos sonhos. E, por isto, somos gigantes, como o são todos os seres que decidem se voltar à construção do Bem Comum.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: