No Dia da Aposentada e do Aposentado, público aproveita as delícias da sede da APCEF 

2023-01-26 20:01:00

Na quarta-feira (25), a APCEF/RS abriu seus portões para celebrar o Dia Nacional da Aposentada e do Aposentado. Mais de uma centena de pessoas vieram à Sede A da Associação, em Porto Alegre, para um encontro de confraternização, aprendizado e diálogo. A atividade é realizada com apoio da Fenae, entidade da qual a vice-presidenta da APCEF, Naiara Machado, é diretora da Região Sul.

Dentre tanta gente querida, menção especial e agradecimento à caravana de Pelotas – um grupo querido que tradicionalmente vem ao evento – organizada pela coordenadora da Regional Sul, Lucia Leal.

A AGEA esteve representada por sua presidenta, Dora Helena da Costa Souza Carvalho, e demais integrantes de sua direção.

Vir ao espaço da APCEF na Zona Sul da Capital foi um alívio frente ao típico calor de janeiro. “O ambiente aqui é adequado para as pessoas em qualquer estação do ano”, celebrou a diretora de Aposentadas, Aposentados e Previdência da Associação, Célia Zingler. “A brisa do Guaíba que tanto nos refresca, a sombra das árvores, a vegetação mantida com cuidado, o salão previamente refrigerado pelo ar-condicionado, as piscinas à disposição, muita coisa boa, além de música para alegrar a vida”, disse ela, na abertura do evento – “e claro, muita água e frutas para a hidratação”, completou.

Na recepção, a violonista Caroline Biehl dava boas-vindas ao público que chegou, a partir do começo da tarde. A bela sede da entidade estava pronta para receber aposentadas e aposentados, com mesas e cadeiras sob a sombra, bebidas e alimentos cuidadosamente pensados para a ocasião.

Para a vice-presidenta da APCEF, Naiara Machado, o carinho que a entidade tem pelo evento é “simbolizado pelos cuidados de preparo para receber o público. Um belo trabalho das diretoras Arlete, Célia e Sílvia para que cada pessoa se sinta acolhida da chegada à saída”.

O presidente da Associação, Marcos Todt, por sua vez, falou sobre os planos para o aniversário de 70 anos da APCEF – e como cada evento se insere nessa programação. “A gente teve uma decisão política na Diretoria: para os 70 anos, vamos comemorar essa rica história ao longo de todo o 2023, não somente no 13 de junho, que é a data oficial. De janeiro a dezembro celebraremos a existência desta entidade”, prometeu.

A pasta de Aposentadas, Aposentados e Previdência chamou o professor e sociólogo Thiago Ingrassia Pereira para falar sobre cidadania. Ele abordou temas como desigualdade, classes sociais, gênero e raça, participação e consciência política. Com o microfone aberto, o público debateu a conjuntura do Brasil contemporâneo e políticas públicas.

“A palestra de hoje fala sobre cidadania e consciência – nós, aposentadas e aposentados, somos conscientes de nossas questões políticas e sociais, de inserção de um mundo que anda tão agitado”, descreveu a diretora Arlete Saldanha. A diretora Sílvia Hohgrawe agradeceu a “sensibilidade e o entusiasmo” da palestra de Ingrassia.

Depois do debate, brindes foram sorteados – tanto produtos da linha da APCEF/RS quanto da vinícola Don Affonso, com a qual a entidade mantém um convênio que dá descontos na compra de variados produtos.

A FUNCEF entrou em contato com a APCEF do Rio Grande do Sul, recentemente, para a indicação de uma pessoa a ser homenageada na ocasião do Dia Nacional da Aposentada e do Aposentado – a presidência da Associação, ao escolher a diretora Célia Zingler, somou-se à homenagem, prestando também seus agradecimentos a ela que, antes de ser diretora da pasta de Aposentadas, Aposentados e Previdência, já foi presidenta da entidade. Todt descreveu-a como uma gestora de grande importância para a entidade e uma líder dedicada à defesa da categoria e da Caixa como banco público.

Com lanche, espelho fotográfico e música ao vivo, aposentadas e aposentados aproveitaram a beleza das estruturas da Associação nas horas seguintes. A APCEF agradece a presença de todas e todos. Sigamos em defesa do Bem Comum!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: