Parceiro de longa data da APCEF/RS, Alex Cardoso é indicado para direção no Ministério do Meio Ambiente 

2023-01-27 20:15:00

O catador de materiais recicláveis e cientista social porto-alegrense Alex Cardoso é um dos nomes indicados para ocupar a direção do Departamento de Resíduos no Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Alex, como é conhecido, tem consolidada parceria com a APCEF/RS, no recebimento de materiais usados pela Associação para reciclagem. Também foi coautor, em parceria com o presidente da entidade, Marcos Todt, na publicação, em 2019, de um artigo que trata do trabalho de catadoras e catadores em Porto Alegre, no Environmental Justice Atlas (Atlas de Justiça Ambiental). Você pode ler a publicação aqui.

Diversas entidades impulsionam a indicação de Alex para dirigir o departamento, como o Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), a União Nacional de Catadores e Catadoras de Material Recicláveis (Unicatadores) e a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) – a APCEF/RS se soma como apoiadora dessa possível nomeação.

Alex Cardoso é autor do livro "Do lixo a bixo", no qual conta sua trajetória pessoal. Ele concluiu, no início de 2022, sua graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na qual ingressou após mais de duas décadas longe dos estudos formais. Tratou, em pesquisa acadêmica, da cultura social da reciclagem como pesquisador ativo ao estudar sua própria categoria. Atualmente cursa mestrado em Antropologia, também na UFRGS.

Assista, aqui, à entrevista que Alex Cardoso concedeu ao programa APCEF/RS em Ação, em 2020.

Foto: Alex Cardoso/Reprodução do Instagram

Compartilhe em todas as redes!

Share by: