Edição do JB de abril/maio disponível para leitura. Acesse! 

2015-05-29 17:27:00

Os associados e as associadas já estão começando a receber os exemplares da edição conjunta do Jornal João de Barro de abril/maio. Para acessar a versão online, clique AQUI.

Editorial

No último mês, a classe trabalhadora sofreu um grande golpe. Por 230 votos contra 203, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 4330 ou PL das Terceirizações, uma grande ameaça aos direitos dos(as) trabalhadores(as), incluindo os(as) bancários(as). Agora, o texto segue para votação no Senado sob o pretexto de regulamentar a terceirização no País. No entanto, o projeto de lei legaliza a precarização do trabalho e a desvalorização do(a) trabalhador(a). Para compreender os perigos desta medida e criar uma consciência coletiva na luta contra esse retrocesso, o JB deste mês traz uma matéria especial, que você pode conferir na página 4.

Apesar das intempéries as quais estamos sendo submetidos como trabalhadores(as) em esfera nacional, a democracia também nos proporciona oportunidades muito ricas dentro de nossas esferas menores. Exemplo disso foram os processos eletivos promovidos pela APCEF. A primeira votação, realizada no site da APCEF, possibilitou que cada titular opinasse sobre o próximo investimento em patrimônio a ser feito pela Associação. Uma maioria de 41,32% dos(as) votantes definiu que a colônia de São Francisco de Paula deve ser contemplada. Agora, assim como aconteceu com a Nova Colônia de Tramandaí, a diretoria da APCEF vai elaborar projetos de revitalização e ampliação, e apresentá-los para apreciação em assembleias.

O segundo momento democrático também já faz parte da história da APCEF. Após dois dias de votação, realizada nas agências da Caixa em todo o Estado, 73,05% dos(as) 2720 associados(as) que compareceram às urnas elegeu a Chapa 1 para dar prosseguimento à gestão da Associação pelos próximos três anos. A partir de junho próximo, quem ficará na presidência e vice-presidência da Associação serão Marcello Carrión e Marcos Todt, com o apoio do corpo diretivo e dos conselhos fiscal e deliberativo da chapa “A mesma ousadia, novas conquistas”. Confira a nominata completa na página central.

Como toda edição do João de Barro, as páginas estão recheadas de muita informação sobre as mais diversas áreas de atuação da sua Associação. Nas páginas 10 e 11, trazemos o resultado dos Jogos de Integração e da Corrida do Pessoal da Caixa, eventos tradicionalíssimos do esporte na APCEF. Conheça também quem são os(as) atletas que farão parte da delegação gaúcha para os Jogos do Sul e Sudeste, que ocorrem de 4 a 6 de junho, em São Paulo.

Na área da cultura, acompanhe, na contracapa, a cobertura da 3ª edição da Tertúlia Bancária – Mostra Musical de Todos os Estilos para Todo o Rio Grande. Também informe-se sobre as novas apresentações do grupo teatral Caixa de Pandora. Já no âmbito social, veja como foi a Festa de Páscoa, o Almoço Campeiro do Núcleo de Cultura Gaúcha e garanta já o seu ingresso para o XXIII Baile Queijos & Vinhos, no dia 13 de junho, que comemora o aniversário de 62 anos da APCEF e dá posse à nova diretoria.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: