Pré-inscrições prorrogadas para a Oficina de Poesia e Declamação! 

2015-06-09 22:20:00

A APCEF oferecerá em junho uma oportunidade única, em Oficina de Criação Literária de poesia e declamação! Após cinco edições de sucesso, com oficinas literárias que resultaram em livros lançados no Brasil e no exterior, a APCEF inova com esta proposta que busca desenvolver nos alunos e alunas as técnicas fundamentais para a arte de escrever poemas e declamá-los em público. A coordenação dos trabalhos ficará por conta do renomado escritor e poeta Alcy Cheuiche.

O resultado desta Oficina terá a publicação de um livro de poesias e o registro em um cd, onde serão gravadas as declamações.

Para participar, não é necessária experiência prévia com a escrita literária. A atividade é oferecida para todos os públicos. A idade mínima é de 14 anos. Os encontros acontecerão todas as quintas-feiras, das 18 às 21h.

A Oficina inicia dia 18/06/2015 com término previsto para 31/03/2016. As pré-inscrições foram prorrogadas até dia 16 de junho, através do preenchimento da ficha de inscrição e envio para o email cultural@apcefrs.org.br. A oficina é condicionada ao fechamento de turma (mínimo de 10 participantes).

>Ficha de inscrição

Técnicas trabalhadas

Os alunos e as alunas, desde a primeira aula, serão motivados e orientados sobre os valores fundamentais do poema: ritmo e mensagem; sobre a universalidade da poesia: regional em suas raízes, universal em sua emoção; sobre as diferenças de elaboração escrita: versos rimados e (ou) versos brancos; sobre as diferenças métricas: versos soltos, quadra, sextilha, oitava, décima; sobre a adaptação de cada um ao seu estilo próprio de escrever, inspirando-se no poeta que quiser, mas sem copiar a ninguém: o processo criativo é único como uma impressão digital. As técnicas utilizadas nas oficinas de conto e romance serão retomadas na poesia e declamação, como a hiperestesia (uso dos sentidos).

A declamação

No que se refere à declamação, como se trata de uma arte diretamente ligada à poesia como um todo e ao poema em si próprio, o(a) aluno(a) será orientado para declamar todos os versos que escrever. Assim, serão trabalhados, desde a primeira aula, a expressão corporal (postura e gesticulação), a interpretação vocal, a técnica de transmitir a emoção do poema ao ouvinte, com as nuances às quais o declamador deve adaptar-se a cada palavra, a cada verso, a cada estrofe. Inclusive a declamação com ou sem microfone.

Serviço:

O que: Oficina de Criação Literária Poesia e Declamação
Quando: Início das aulas dia 18 de junho de 2015. Término em março de 2016. Aulas todas as quintas-feiras, das 18 às 21h.
Pré-inscrições: até dia 16 de junho
Investimento: mensalidades de R$ 220,00 para associados(as) e dependentes e R$ 295,00 para convidados(as)

Compartilhe em todas as redes!

Share by: