Reunião de Aposentados(as) e Pensionistas prestou esclarecimentos aos(ás) associados(as) 

2015-06-19 00:02:00

Na última quarta-feira, 17 de junho, aconteceu mais um tradicional encontro do grupo dos(as) aposentados(as) e pensionistas da APCEF/RS. Quem participou do evento, pode receber os esclarecimentos através da assessoria do Seguro Jurídico Previdenciário da APCEF, ficando por dentro dos assuntos de interesse da categoria.


Grande público compareceu ao Instituto Cultural Norte-Americano para o encontro

A assessoria jurídica esclareceu sobre o andamento das ações judiciais, como "Efeito Gangorra", que teve em dezembro o pagamento do valor incontroverso pela Funcef para o primeiro grupo. A execução do processo continua, tendo sido determinada a realização de perícia atuarial. A APCEF/RS irá recorrer da decisão para que seja realizada perícia contábil, mais adequada para o desenrolar do processo. A assessoria jurídica mais uma vez destaca que alguns associados e associadas ainda não entregaram documentos para a execução. A orientação é de que entrem em contato com o Escritório Direito Social através do email segurojuridico@apcefrs.org.br / ricardo.cantalice@direitosocial.adv.br ou (51) 3215-9000.

Em relação ao segundo grupo, a decisão da 6ª Câmara Cível do TJRS que permitia que todos os associados da APCEF se beneficiassem da decisão proferida no processo do primeiro grupo foi reconsiderada pela própria 6ª Câmara, no julgamento de recurso apresentado pela FUNCEF. A APCEF/RS já recorreu desta decisão e aguarda nova manifestação da Câmara.


A diretora de Aposentados, Previdência e Saúde Célia Zingler (D), o Diretor Leonardo Rigon e os assessores jurídicos Fernando Rubim, Lucal Abal Dias e Ricardo Cantalice

O assessor jurídico Lucas Abal Dias destacou a vitória da APCEF com a ação civil pública em face da União Federal, por conta da edição da Resolução nº 11, editada pelo CNPC, versando sobre a retirada de patrocínio. A decisão, pioneira no país, resguarda os direitos dos aposentados e aposentadas. O Diretor de Aposentados, Previdência e Saúde Leonardo Rigon destacou também a importância de associação à ANAPAR (Associação Nacional dos Fundos de Pensão), órgão com representatividade para defender os interesses dos(as) participantes de todos os fundos de pensão, inclusive os da FUNCEF. Acesse o site AQUI.

Uma inovação no Seguro Jurídico, em atendimento em saúde do trabalhador, também foi pauta do encontro. A Diretora de Aposentados, Previdência e Saúde Célia Zingler destacou: "Considerando o adoecimento das pessoas em decorrência do trabalho, a APCEF está inovando e incluindo na sua atuação o Serviço em Atendimento de Saúde do Trabalhador." A explanação foi complementada pelo assessor jurídico Fernando Rubim, que falou sobre demandas judiciais trabalhistas, previdenciárias e coberturas de seguro por invalidez.

A associada Maria do Carmo Viera Abrantes, de Porto Alegre, participou do encontro: "É muito importante este espaço de esclarecimentos, onde obtemos as informações corretas através da assessoria jurídica. Aqui, ficamos a par dos andamentos das ações e resolvemos nossas dúvidas. Todos deveriam participar, pois juntos temos mais força para lutarmos por nossos direitos."


Maria do Carmo Abrantes (segunda, E para D) com amigos(as)

O escritor Alcy Cheuiche apresentou a Nova Oficina de Criação Literária da APCEF de Poesia e Declamação. Com um belo poema gaúcho, o escritor convidou os(as) presentes a participarem da atividade: "Existe muito mais poesia dentro de nós do que pensamos. Há técnicas para aflorar o processo criativo." A atividade terá aula inaugural hoje, 18 de junho . Ainda é possível se inscrever no Setor Cultural da APCEF: (51)3268-1611.


Escritor e poeta Alcy Cheuiche convidou os participantes para integrar nova Oficina Literária de poesia e declamação

Compartilhe em todas as redes!

Share by: