Formatura com Lançamento do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA foi um sucesso! 

2015-06-29 07:00:00

Na última sexta-feira, 26 de junho, aconteceu a Formatura da Oficina de Criação Literária ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA. Em seguida, houve o lançamento do livro com sessão de autógrafos pelos escritores e escritoras da oficina ministrada pelo escritor e poeta Alcy Cheuiche. Um grande público compareceu ao Galpão Crioulo para conferir o lançamento desta publicação, que é um livro de contos sobre a água sob suas mais variadas vertentes.


Público presente no lançamento do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA

O cerimonial do evento foi conduzido pela associada e escritora Beatriz Maria Berghahn, que convidou para compor a mesa o escritor Alcy Cheuiche; a Diretora de Cultura Maria Julia Silva Santos; Paulo Renato Mendes, Assessor de Comunicação da CORSAN; Cláudia de Araújo Przybylski, da Superintendência de Recursos Humanos da CORSAN; Maria de Lourdes da Cunha Wolff, da Comunicação Socil do DMAE e também integrante da ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental); Daniel Miranda, Jornalista e Editor e Nestor José Mayer, escritor.


Da direita para esquerda: Nestor Mayer, Paulo Renato Mendes, Maria Julia Santos, Alcy Cheuiche, Maria de Lourdes Wolff e Daniel Miranda

O escritor Alcy Cheuiche compartilhou a sua alegria de ver simbolizado neste belíssimo livro o trabalho dos 13 escritores e escritoras, realizados nos encontros semanais de junho de 2014 a março de 2015: "Este livro ainda é único em nossa literatura, abordando diversos enfoques. Estou seguro que logo será imitado em diversas latitudes. Tomara que sim. Porque a defesa da água é um problema mundial."

Os escritores e as escritoras escolheram quem faria a entrega do seu certificado. Foi um momento de muita emoção e carinho entre eles, seus familiares e amigos(as).


Escritores(as) na entrega dos certificados

Os(as) escritores(as) compartilharam com os presentes a leitura de alguns contos do livro, e foram bastante aplaudidos(as). O orador da turma, o escritor Paulo Cesar Ketzer, deixou uma mensagem de alerta sobre a importância da preservação da água no planeta.


O grupo dos escritores e escritoras do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA com o ministrante, diretora de cultura e convidados(as)

A Diretora de Cultura Maria Julia Silva Santos enalteceu a participação de todos(as): "Gostaríamos de parabenizar todos os envolvidos no projeto, os palestrantes que enriqueceram a oficina com suas contribuições, os participantes e todos que contribuíram para este grande trabalho, que é um orgulho para a APCEF/RS."

O Grupo Teatral da APCEF Caixa de Pandora apresentou uma esquete do espetáculo A ÚLTIMA GOTA. A peça trata da preservação da água potável, bem essencial da vida e preservação de nosso planeta. O espetáculo, premiado no Festival Art in Vento com a melhor trilha sonora, utiliza-se da boa música para trabalhar a conscientização, tanto de adultos quanto de crianças.


Esquete do espetáculo A ÚLTIMA GOTA

A seguir, os escritores e escritoras participaram de uma concorrida Sessão de Autógrafos.


Movimentada sessão de autógrafos

A associada Vilma Norma Loner, que participou da Oficina de Criação Literária da APCEF HISTÓRIAS DO VINHO (2013), comentou um pouco da emoção de presenciar a formatura dos amigos(as): "Este espaço das Oficinas Literárias é um espetáculo! Esta da água, em especial, além de nos fazer pensar, nos obriga a encarar o tema de frente. Cada um precisa fazer o que for possível, nas atitudes do dia-a-dia. O que não podemos é ficar parados: é necessário tomar ações urgentes para a preservação da água."


A associada Vilma Loner (C) com o escritor Arno Werlang e Maria de Lourdes Wolff (DMAE e ABES-RS)

A diretoria da APCEF agradece especialmente à dedicação dos autores e das autoras, que resultou em um belíssimo livro, que promove a preservação da água, bem essencial da vida.

"Publicar este livro é honroso para a APCEF/RS, que agradece especialmente aos convidados palestrantes que contribuíram muito com o seu conhecimento sobre o tema. E, também, agradece à AGEA e ao SINDIÁGUA-RS pelo precioso apoio.

A APCEF/RS participou, em 2011, da criação do Comitê Gaúcho em Defesa da Água Pública, quando diversos prefeitos do RS estavam ouvindo o canto da sereia de grandes conglomerados para privatizar os serviços de água e esgoto, até aquele momento contratados com a empresa 100% estatal, a nossa CORSAN.

Os serviços privatizados tem a lógica da geração de lucros e incentivam o grande consumo para aumentar a arrecadação. Essa postura vai na contramão da gestão pública, que busca o consumo racional da água como forma de garantir a segurança hídrica.

Defender a água como um bem comum é necessário. Os contos deste livro são um brinde á água, tão preciosa para a humanidade e para todo o planeta, nossa morada"

(Apresentação do livro realizada pela diretoria da APCEF/RS)

O livro está à disposição na Lojinha da APCEF. Acesse.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: