Oficina de Criação Literária da APCEF/RS já tem o tema de sua próxima edição 

13/11/2023

No dia 6 de novembro último, foi lançado o livro “APCEF/RS 70 Anos: Construindo o Bem Comum”, como parte das atrações da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra coletiva foi produzida dentro da Oficina de Criação Literária da APCEF, sob a coordenação do escritor Alcy Cheuiche.

Os frutos desse trabalho tão especial, que aborda a história da nossa Associação, recém começam a ser colhidos, mas, como nos quinze anos anteriores, a Oficina de Criação Literária já abriu as inscrições para o trabalho de 2023/2024. O tema escolhido é “África Brasileira e do Continente Abya Yala”, voltado aos milhões de descendentes de africanos no Brasil e em toda a América.

Entre os aspectos que serão abordados estão as comprovações arqueológicas de que a espécie humana surgiu na África; a descrição geológica da separação dos continentes africano e americano; a adaptação da cor da pele e outras características físicas ao clima pela maior ou menor exposição ao sol; o destaque de negras e negros que, apesar da absoluta falta de oportunidade, ganharam nome na história das Três Américas (Abya Yala); a luta contra a escravidão no passado e a absurda discriminação no presente, e muitos outros temas que objetivam a valorização dessa etnia.

Assim como nas oficinas anteriores, podem participar desse novo trabalho, além de associados e associadas da APCEF, todas as pessoas, com idade mínima de 14 anos, que desejam aperfeiçoar-se na arte de escrever. O número mínimo de participantes é de dez, e o máximo de vinte. Para associados(as) há um desconto super especial. A obra escrita será lançada na Feira do Livro de Porto Alegre, em novembro de 2024.

A APCEF/RS optou mais uma vez pelo formato online, oportunizando assim que residentes em outras cidades, além de Porto Alegre, possam participar. As aulas serão ministradas todas as quintas-feiras, das 18h às 20h, até o dia 31 de outubro de 2024.

No dia 23 de novembro, acontece a aula inaugural, aberta ao público. Nessa ocasião, as pessoas podem aproveitar para conhecer melhor como funciona a oficina, tirar suas dúvidas e então se inscrever para fazer parte desse projeto. Os(as) interessados(as) em participar façam contato através do celular/WhatsApp (51) 99703-8175. Lembrando que associados(as) da APCEF têm valor diferenciado.

Participe! Sigamos fortalecendo a cultura e o gosto pela leitura através das produções da Oficina de Criação Literária da APCEF/RS.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: