Edição do JB de julho disponível para leitura. Acesse! 

2015-07-27 22:24:00

Os associados e as associadas da APCEF estão recebendo em casa a edição de julho do jornal João de Barro. Para acessar a versão online, clique AQUI.

Déficit da Funcef: uma tragédia anunciada. Com perdas acumuladas que ultrapassam R$ 5,4 bilhões em três anos, a situação do plano de previdência dos(as) empregados(as) da Caixa é crítica, especialmente para os(as) participantes, que estão sendo chamados(as) ao equacionamento imediato do déficit. No entanto, há outra face da moeda que não pode permanecer imune nesse acertar de contas: o grande impacto atuarial resultante de ações judiciais contra a Caixa, que acabaram incidindo nas reservas da Fundação e trazendo prejuízos de responsabilidade exclusiva do banco.

Como você pode conferir na reportagem das páginas centrais, essa questão já é uma preocupação da APCEF há muitos anos. Ainda em 2011, a Associação convidou o então diretor de Benefícios e agora presidente da Funcef, Carlos Alberto Caser, para prestar esclarecimentos sobre esse tema em uma reunião de aposentados(as) e pensionistas, em Porto Alegre. O tempo correu e Caser não tomou providências. Agora que a tragédia estourou, os(as) participantes não podem aceitar arcar com mais esse prejuízo. Por isso, a APCEF seguirá de olhos abertos até que a situação tome um rumo justo para todas as partes envolvidas.

A Associação também já está aquecida para a luta da Campanha Salarial 2015. Acompanhamos a repercussão do 31º Conecef e da 17ª Conferência Estadual. No final deste mês, estaremos atentos à Conferência Nacional, onde a categoria definirá as prioridades da mobilização deste ano. Mas uma coisa já se pode adiantar: com os bancos registrando lucratividades estratosféricas, não podemos afrouxar a luta.

E para ampliar a atuação da APCEF, estaremos realizando, nos dias 12 e 13 de agosto, eleições para representantes em todas as unidades da Caixa. Os(as) eleitos(as) serão o elo de ligação da Associação com os(as) colegas. Cada unidade poderá eleger um(a) representante titular e um(a) suplente. Contamos com a sua participação! Saiba mais sobre o pleito, na página 4.

O João de Barro deste mês também traz novidades sobre o nosso Patrimônio. Definida pelos(as) associados(as) como prioridade de investimento, a obra de revitalização e ampliação da colônia de São Chico já começou a ser estudada. A comissão técnica tem lançado as ideias iniciais que servirão de base para a construção de um anteprojeto. Assim como aconteceu com a Nova Colônia de Tramandaí, a proposta será discutida amplamente e aprimorada em assembleias regionais da APCEF.

Percorrendo as páginas desse JB, você ainda encontrará informações sobre a 9ª edição do Botequim do Esporte e a 12ª edição do Festival de Música da APCEF. Também saberá como foi a o lançamento do livro e a formatura da oficina literária Água: Elemento Essencial da Vida e a última
apresentação do Coral APCEF, em Capão da Canoa. E, no Radar, você encontrará as últimas novidades da Associação Estado afora. Uma boa leitura e até a próxima edição.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: