Edição do JB de agosto disponível para leitura. Acesse! 

2015-09-03 22:07:00

Os associados e as associadas já estão começando a receber os exemplares da edição de agosto do Jornal João de Barro de agosto. Para acessar a versão online, clique AQUI.

O mês de agosto é sempre muito significativo para nós, bancários e bancárias. Além de marcar o início da Campanha Salarial, é, ainda, o mês em que celebramos o nosso dia. Pioneiros(as) na mobilização, na organização de entidades sindicais e nas greves, os(as) bancários(as) marcaram presença na história das lutas sociais no Brasil desde o início do século XX.

Data da deflagração de uma das maiores greves da história da categoria no Brasil, em 1951, o dia 28 de agosto foi escolhido para lembrar que, apesar de todas as vitórias que obtivemos ao longo desses anos, ainda temos muitos desafios a percorrer. Os lucros estratosféricos dos bancos em contraposição com as precárias condições de trabalho às quais somos submetidos(as) todos os dias em nossas agências é a prova de que não podemos arrefecer a nossa luta.

Relembrando um pouco sobre a origem do Dia do(a) Bancário(a), na página central deste João de Barro, você também poderá acompanhar os primeiros passos da Campanha 2015. Na matéria especial, confira a pauta de reivindicações de toda a categoria e também a minuta específica entregue à Caixa. Chegou a hora da mobilização!

Mas mesmo com o foco voltado para a Campanha, a APCEF mantém a todo vapor o trabalho que realiza em suas mais variadas áreas. Na contracapa, você verá que o projeto de revitalização e ampliação da colônia de São Chico vai de vento em popa. Aliás, você está sendo chamado, mais uma vez, a participar da construção dessa conquista. Não perca a data das assembleias regionais que vão aprimorar os dois anteprojetos que estão sendo propostos pela Associação. E, de 15 de setembro a 15 de outubro, vote, através do site da APCEF, no projeto que melhor lhe contempla. A proposta mais votada será a implementada.

E já que falamos nas assembleias, elas também são a sua oportunidade de eleger novos coordenadores(as) e tesoureiros(as) regionais. Confira o calendário das plenárias em www.apcef.org.br.

Na última edição, levantamos uma grande questão sobre o déficit da Funcef: quem deve arcar com o rombo anunciado de R$ 9,4 bilhões nas reservas do fundo de pensão? Para elucidar essa dúvida, a APCEF anuncia que está contratando uma um assessoria especializada em mercado financeiro para estudar as causas do déficit, bem como apurar a responsabilidade da administração da Funcef e da Caixa pelo surgimento dessas perdas. Leia mais na página 8.

E como nem só de luta vivem os homens e as mulheres, confira como foram os últimos eventos socio-esportivo-culturais da nossa Associação, dentre eles, o VIII Costelão da APCEF, que comemorou os 10 anos do Núcleo de Cultura Gaúcha; o Jantar-baile da Regional Serra; o IX Botequim do Esporte; e o lançamento do livro Água: Elemento Essencial da Vida, em Gravataí.

Boa leitura e até a próxima edição!

Tags:

Compartilhe em todas as redes!

Share by: