Escritores(as) de ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA presentes na Feira do Livro de Porto Alegre 

2015-11-06 22:29:00

Um grande público interessado em debater o importante tema da Água compareceu à Sala Leste do Santander Cultural na tarde da última quarta-feira, 4 de novembro. O espaço ficou lotado para o Painel de Lançamento com Debate do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA, na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. O livro é resultante da Oficina de Criação Literária realizada pela APCEF/RS durante 10 meses, reunindo contos de 13 escritores(as), sob a coordenação do escritor e ex-patrono da Feira do Livro Alcy Cheuiche.

>Assista ao vídeo "APCEF/RS em Ação"


Sala Leste do Santander Cultural ficou lotada no evento

O debate contou com a presença da Diretora da APCEF Célia Zingler, de Arnaldo Dutra, que foi diretor presidente da Corsan e é Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) e de Alcy Cheuiche.

Arnaldo Dutra, autor da apresentação do livro, parabenizou a iniciativa da APCEF pela realização: "Estou orgulhoso de fazer parte deste sonho, de um livro que debate a água com profundidade, demonstrando a preocupação com este importante tema. Devemos debater este assunto, pois o direito à água é de todos, este é nosso dever na busca de uma sociedade igualitária."

Em nome da diretoria da APCEF, Célia Zingler agradeceu em especial o apoio do Sindiágua-RS e da AGEA (Associação Gaúcha de Economiários Aposentados), entidades apoiadoras, e também dos palestrantes que enriqueceram ainda mais a Oficina de Criação Literária com o seu conhecimento, e os escritores e escritoras por terem aceitado o desafio de escrever sobre este tema.

O evento também teve a honra de ser prestigiado com a presença jornalista, advogado e ambientalista, Caio Lustosa, que foi secretário do Meio Ambiente do nosso estado.


Célia Zingler, Alcy Cheuiche e Arnaldo Dutra no Painel com Debate

Dois contos do livro foram lidos e encantaram o público. A escritora Janine El Hawat realizou a leitura de "Lágrimas de diamante" e o escritor Gilmar Delvan leu o conto "Pororoca".


Escritor e escritora realizaram a leitura de conto

O próximo momento foi da Sessão de Autógrafos, realizada no Memorial do Rio Grande do Sul. O evento foi bastante prestigiado por associados(as), familiares, amigos(as) e comunidade.


Sessão de autógrafos movimentou Memorial do Rio Grande do Sul

Uma grande surpresa coroou o evento, com a participação especial do Coral APCEF/RS. O escritor e integrante do Coral Charlie Eduardo Schwantes apresentou o repertório especialmente preparado para a ocasião, com músicas como "Lata d'água" e "Planeta Água".


Coral deu show de musicalidade

O grupo foi bastante aplaudido pela belíssima apresentação, que alegrou ainda mais o evento.


Aplausos para o Coral APCEF/RS

O presidente da AGEA, Antoci Neto de Almeida, cumprimentou a APCEF/RS pela publicação: "Parabenizamos toda a diretoria da Associação e também, em especial, à Célia Zingler, grande lutadora em defesa da água pública."


O Presidente da AGEA Antoci Neto de Almeida, o escritor Alcy Cheuiche e o Vice-presidente Sérgio Atair dos Santos

Jadir Ávila da Rosa, diretor do Sindiágua-RS, também participou do evento: "Este livro é essencial para levar para a sociedade este importante debate, a população deve se apropriar deste tema. A água é um bem de todos."


Jadir Ávila, do Sindiágua-RS (segundo, D para E) com diretoria da APCEF/RS

Artur Ferreira Almeida, Coordenador da ONG Moradia e Cidadania/RS e também integrante do Coral APCEF/RS, expressou sua alegria: "O Coral APCEF/RS sente-se honrado em participar do lançamento deste livro, que é muito especial. A iniciativa da Associação em promover oficinas culturais é ótima, ainda mais debatendo um tema tão importante quanto o da água."


Artur Almeida (quinta pessoa, E para D) com os coralistas, maestro e Diretores de Cultura Maria Julia Santos e Nilo Motta

A diretoria da APCEF agradece especialmente ao trabalho dos escritores e das escritoras, que se comprometeram-se durante dez meses e produziram um livro muito rico, escrevendo sobre um tema essencial à nossa vida. A publicação deste livro obra demonstra que, através da cultura, a APCEF/RS aproxima as pessoas, contribuindo para construção de uma sociedade melhor.


Escritores, escritoras e diretoria da APCEF na sessão de autógrafos

O livro poderá ser adquirido na banca da Martins Livreiro (estande 63 - R. Sete de Setembro) e na Martins Livreiro Editora (banca 1 - Rua dos Andradas), a R$25,00 (vinte e cinco reais). Associados(as) que quiserem encomendar o seu livro podem visitar a loja da APCEF/RS, que disponibiliza com valor promocional.

>Veja mais fotos em nossa página do Facebook

Tags: Cultural

Compartilhe em todas as redes!

Share by: