JB deoutubro/novembro disponível para leitura. Acesse! 

2015-11-12 21:08:00

Já começou a distribuição aos (às) associados(as) da APCEF da edição conjunta de outubro e de novembro do jornal João de Barro. Para acessar a versão online, clique AQUI.

Editorial

Foram 21 dias de greve, com a adesão de mais de 12 mil agências no território nacional. De rodada em rodada, os(as) bancários(as) iam se aproximando de seu objetivo. No entanto, o que a categoria não esperava era que, após uma oferta de reajuste de 10% feita pela Fenaban – proposta que mal cobre a inflação, por sinal -, o Comando Nacional dos Bancários orientasse para o fim da greve. Dividido, o movimento perdeu a força e a campanha foi encerrada sem soluções importantes, especialmente para reivindicações da pauta específica. Uma certeza: a campanha tinha fôlego para ir muito além. Acompanhe o balanço da greve, em reportagem especial, nas páginas 4 e 5.

Mas a luta da APCEF não se resume ao período da Campanha Salarial. Diante da possibilidade de equacionamento imediato da dívida da Funcef, previsto para abril de 2016, a Associação já tomou várias medidas para que os(as) participantes e assistidos(as) não sejam injustamente atingidos(as), seja protocolando um requerimento junto ao Ministério da Previdência Social, seja criando um abaixo-assinado, ou contratando uma assessoria especializada para somar forças às ações do Seguro Jurídico. Conheça todas iniciativas, na página central, e ajude a APCEF a vencer mais essa batalha.

No que diz respeito à conjuntura atual, o João de Barro, mais uma vez, ultrapassa as barreiras da mídia tradicional e dá espaço em suas páginas para um tema que, em geral, é deixado de lado, mas que deveria ser uma preocupação de toda a sociedade brasileira. Na reportagem especial da página 4, você vai encontrar um breve panorama sobre o genocídio de indígenas por causa da disputa de terras com fazendeiros. A situação é grave: em uma década, estima-se que 390 índios tenham sido mortos. O que nós, como cidadãos(ãs) brasileiros, podemos fazer a respeito?

E como a rosa não é feita só de espinhos, as notícias boas também estampam este JB. É com orgulho que noticiamos mais uma grande conquista: o grupo de teatro da APCEF, Caixa de Pandora, arrebatou nada mais, nada menos que seis troféus no Festival Três Coroas em Ação. Com o espetáculo infantil A Última Gota, a trupe ganhou o prêmio de Melhor Espetáculo pelo Júri Popular. Já Retalhos da Morte, peça adulta, ganhou os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante, para todo o elenco feminino; Melhor Ator; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Direção; e Melhor Trilha Sonora. É ou não é algo para se comemorar?

Acompanhe também, nesta edição, como foi a Festa do Saci, um dos mais belos eventos infantis da Associação, e o firmamento da parceria com o Rota X Motoclube, um clube de 700 motociclistas da Caixa que percorre a América Latina sobre duas rodas.

Outro grande destaque foi a consulta democrática que a APCEF realizou através de seu site, em que definiram-se os rumos da colônia de São Francisco de Paula. Por uma decisão de 67,6% dos(as) votantes, a obra da colônia serrana deverá contar com a construção de cinco novas cabanas duplas (dez unidades no total). A ampliação terá capacidade para 60 pessoas, otimizando o espaço de dez hectares do terreno, sem prejudicar o meio ambiente e a privacidade dos(as) usuários(as). A proposta também inclui a revitalização das cabanas já existentes e um novo projeto paisagístico.

Agora, é só aguardar!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: