Noite Cultural: a arte liberta, e a amizade reúne! 

2015-12-01 21:35:00

O Galpão Crioulo da APCEF encheu-se de cores e de luzes na última sexta-feira, 27 de novembro. As grandes estrelas da noite foram os alunos e as alunas das Oficinas e também integrantes dos diversos grupos culturais. São desenvolidos na Associação belos trabalhos em teatro, literatura, coral, dança moderna e dança tradicional gaúcha. Um grande público lotou o espaço para conferir as apresentações!


Grande público presente para conferir a Noite Cultural

O cerimonial foi conduzido pelos Diretores de apoio à Cultura Nilo Motta e Sílvia Regina Hohgräwe, que saudaram os participantes e destacaram a variedade de espaços oferecidos para os associados e as associadas desenvolverem o seu talento!


Nilo Motta e Sílvia Regina Hohgräwe
Foto: Jéssica Sobreiro/Comunicação APCEFRS

A abertura do evento foi poética, com a declamação de um poema produzido por Ramon Franco, aluno da Oficina de Poesia e Declamação, que está em curso. A proposta deste inovador trabalho é ensinar as técnicas de produção e declamação de poesias. A coordenação dos trabalhos é do escritor Alcy Cheuiche.Também brindaram o público com declamações os alunos Mirian Bolzan e Paulo Cesar Ketzer.


Os alunos e as alunas da Oficina de Poesia e Declamação com o ministrante Alcy Cheuiche, a Diretora de Cultura Maria Julia Silva Santos e o Vice-Presidente da APCEF Marcos Todt (D)

A irreverência e o bom humor marcaram a esquete "Boa Sorte", resultado da Oficina "Teatro para todos", ministrada durante o ano pela Diretora de Teatro da APCEF Sandra Loureiro. Os alunos e as alunas arrancaram risadas da plateia e convidaram os presentes a participar com a escolha do final.


Um brinde à alegria e Boa Sorte!

Dando um show de musicalidade, o Coral APCEF emociou os presentes com um repertório cuidadosamente preparado para o evento. O grupo, que teve uma intensa agenda de atividades durante o ano, intepretou clássicos de Heitor Vila Lobos ("Trenzinho Caipira" e "Feliz Natal), a melodia tradicional francesa "Gloria" e a brasileiríssima "Lata Dágua". O encerramento da apresentação foi em meio à plateia, com belos votos para 2016!


Interatividade e alegria na apresentação do Coral APCEF

A Oficina de Dança Livre "Vivências do Corpo" trouxe a desenvoltura e a beleza em coreografias de samba, soltinho e dança do ventre. As alunas desenvolveram durante o ano atividades rítmicas abordando diversos estilos musicais, com a coordenação da professora e educadora física Milene Gelbcke.


Apresentação das alunas da Oficina Vivências do Corpo

Ainda comemorando o grande sucesso do lançamento do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, os escritores e as escritoras realizaram a leitura de contos. Dois contos do livro foram lidos pelo casal James Dominot ("Vida e Morte Cantareira") e Denise Maia ("A vida em vinte e um segundos e oito décimos), que encantaram o público.


Grupo de escritores e escritoras do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA com o escritor Alcy Cheuiche

O amor à cultura do Rio Grande do Sul é o que move os trabalhos do Núcleo de Cultura Gaúcha, que completou uma década neste ano. O coordenador do Núcleo Paulo Cesar Ketzer convidou o integrante Anacleto Marchi, que realizou uma declamação de Jaime Caetano Braum da poesia "O tempo", emocionando o público. A seguir, o colorido dos vestidos e lenços gaúchos tomou conta do Galpão Crioulo, com uma belíssima apresentação de dança tradicionalista. E ninguém ficou parado: todos foram convidados a juntarem-se na "dança do pezinho"!


Núcleo de Cultura Gaúcha levou a dança para a plateia

Há 35 anos na estrada, o Grupo Teatral Caixa de Pandora é motivo de orgulho, trazendo sempre inúmeras alegrias para a APCEF. O grupo coleciona apresentações e espetáculos de muito sucesso. Dirigido pela Diretora de Teatro Sandra Loureiro, o grupo conquistou seis prêmios no Festival "Três Coroas em Ação", em 2015. Os atores e as atrizes levaram troféus de Melhor Espetáculo Infantil do Júri Popular , com o espetáculo A ÚLTIMA GOTA; e Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante (todo o elenco feminino), Melhor Ator (Nilo Motta) e Melhor Ator Coadjuvante (Paulo Caetano) com o espetáculo RETALHOS DA MORTE. Comemorando esta trajetória de sucesso, o grupo recebeu uma homenagem especial.


Grupo Teatral Caixa de Pandora e diretoria da APCEF

O Vice-Presidente da APCEF Marcos Todt parabenizou a todos e todas que participam da área cultural da Associação e que realizaram esta grande noite: "Este é um trabalho coletivo que nos transforma enquanto indivíduos. Esta é uma demonstração da riqueza de nossos colegas e deste trabalho conjunto realizado na APCEF."


Vice-Presidente da APCEF destacou a importância da vivência do trabalho em grupo

A associada Salete Mattje participou em 2015 da Oficina de Dança, foi uma das escritoras do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA e no próximo ano continuará com as aulas da Oficina de Poesia e Declamação e com o Grupo Caixa de Pandora. Segundo a associada: "A APCEF está de parabéns pelas inúmeras opções oferecidas aos associados, dando todo o apoio para as atividades. Somos um grupo de grandes amigos, pois a convivência durante o ano motiva e nos faz construir juntos."


Salete Mattje recebendo a homenagem pela atuação do Grupo Caixa de Pandora

O coordenador do Núcleo Paulo Cesar Ketzer estende a todos o convite para participar do Núcleo de Cultura Gaúcha: "A proposta da criação do Núcleo de Cultura Gaúcha é de manter um espaço que cultua as tradições do Rio Grande do Sul, divulgando a culinária, a indumentária, a música, a poesia, a dança e outros elementos da cultura regional. Todos estão convidados a participarem tanto de nossos eventos quanto dos nossos encontros semanais, que acontecem todas as terças-feiras."


Núcleo de Cultura Gaúcha mantém intensa agenda de atividades

A APCEF aposta na cultura como agente transformador da sociedade, que amplia nossa visão de mundo! A prova da efervescência cultural da Associação são as diversas atividades desenvolvidas durante o ano, para todos os gostos. O Setor Cultural da APCEF está preparando diversas atividades para o próximo ano, que serão oportunamente divulgadas nos meios de comunicação da APCEF. Fique atento!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: