Esclarecimentos sobre FUNCEF e confraternização marcaram a Reunião dos(as) Aposentados(as) 

2015-12-11 20:54:00

Na última quarta-feira, 9 de dezembro, aconteceu mais uma tradicional Reunião de Aposentados(as) e Pensionistas. O evento é um importante espaço de trocas e esclarecimentos para os associados, com participação da Assessoria Jurídica e Previdenciária e também da Assessoria Atuarial e de Investimentos da Associação.


Reunião aconteceu no Instituto Cultural Norte-Americano, na Capital

A APCEF, com embasamento técnico, tem tomado diversas ações em defesa dos(as) participantes e assistidos(as) da FUNCEF. Em 2011, em reunião com o então presidente da FUNCEF Carlos Caser, foram cobradas providências quanto aos passivos judiciais. Em 2012, a Associação encaminhou protesto judicial que irá instrumentalizar uma ação judicial para excluir do equacionamento a parte referente ao passivo judicial, de responsabilidade exclusiva da CAIXA.

Em setembro deste ano, a APCEF protocolou solicitação junto ao Ministério da Previdência Social, de uma nova regulamentação da matéria sobre o cálculo do equacionamento do deficit. Este caminho adotado fortaleceu uma nova regulamentação. O equacionamento, que inicialmente era previsto em 10%, ficou em 3,3%.


Os assessores jurídicos Lucas Abal Dias e Ricardo Só de Castro, os diretores de Aposentados, Previdência e Saúde Leonardo Rigon e Célia Zingler, o Vice-Presidente Marcos Todt e os assessores José Gautério e Flávio Leite
Foto: Jéssica Sobreira

A FUNCEF realizou no dia 7 de dezembro um encontro com entidades em Brasília, apresentando a proposta do equacionamento do deficit, que deve ser realizado a partir de abril de 2016. A Fundação deixou em aberto até o dia 16 de dezembro para que sejam encaminhadas sugestões sobre a nova regulamentação. O Grupo de Trabalho da APCEF elaborou uma proposta que foi aprovada pelo plenário, com três requerimentos:

*Reduzir o percentual de 3,3 % sobre o benefício referente à contribuição extraordinária, excluindo a taxa de administração, que já é cobrada na contribuição normal. Esta taxa administrativa não deveria ser embutida na taxa extraordinária, uma vez que o deficit é conjuntural;

*Exclusão da parcela de 3,3% de responsabilidade dos(as) participantes e assistidos o valor correspondente ao contencioso judicial de responsabilidade exclusiva da CAIXA, na ordem de 1,4 bilhão;

*Esclarecimentos sobre a composição deste índice de 3,3% fixado para abril de 2016.

Após os esclarecimentos sobre ações judiciais e participação dos associados e das associadas com questionamentos, foi oferecido um coquetel de confraternização, marcando o encerramento das atividades do ano.


Coquetel de confraternização

A diretoria da APCEF agradece à participação de todos! Convidamos os associados e as associadas para a Comemoração do Dia do(a) Aposentado(a) em 21 de janeiro de 2016. Agende-se!

>Veja mais fotos em nossa página do Facebook

Compartilhe em todas as redes!

Share by: