JB de janeiro disponível para leitura. Acesse! 

2016-01-14 00:31:00

Os(às) associados(as) da APCEF já estão recebendo a edição de janeiro do jornal João de Barro. Para acessar a versão online, clique AQUI.

A cada janeiro, quando fazemos o balanço das nossas conquistas pessoais do ano anterior, sentimos uma emoção muito especial. Um misto de alívio – por termos vencido situações que jamais imaginávamos passar – e alegria – porque tudo o que passamos nos fez mais fortes. Na retrospectiva da APCEF, esse sentimento não é diferente. E esta edição do JB está aqui para te ajudar a relembrar.

2015 não foi particularmente fácil. Os(as) cefianos(as) já começaram o ano com um grande desafio pela frente. Diante da possibilidade de abertura de capital da Caixa, a APCEF lançou a campanha Caixa 100% Pública – Tô Contigo e Não Abro. O movimento uniu o Rio Grande do Sul, através de diversas ações que acabaram enfraquecendo o discurso inicial do governo. Mas as batalhas não se encerraram por aí. A dívida da Funcef é uma bomba prestes a explodir, especialmente porque o equacionamento está previsto para abril de 2016, sem indícios de que a Caixa tomará a sua responsabilidade nesse déficit. Nesse sentido, a Associação também mobilizou todas as suas forças em defesa da Fundação, tomando várias medidas para que os(as) participantes e assistidos(as) não sejam injustamente atingidos(as).

A luta da Associação também se deu no âmbito jurídico, onde conquistamos inúmeras vitórias, diga-se de passagem. Ponto para a brilhante ação dos(as) tesoureiros(as), que garantiu que a Caixa se abstivesse de exigir que esses(as) trabalhadores(as) exercessem funções não especificadas em seus normativos. Outra vitória é a da inédita Ação Civil Pública contra Retirada de Patrocínio, que pediu a nulidade de artigos da Resolução nº 11 do CNPC. Tais cláusulas possibilitariam às patrocinadoras dos fundos de pensão uma eventual retirada de patrocínio, deixando, assim, os(as) participantes desprotegidos(as). Essas cláusulas continuam vigorando, mas, graças à APCEF, não mais para os(as) nossos(as) associados(as).

Mas o ano da APCEF também contou com muitos momentos de descontração. Como de praxe, o setor de eventos caprichou nas atividades promovidas ao longo de 2015. Festas como o Baile Queijos & Vinhos; a de Abertura de Piscinas; a Festa do Saci; de Páscoa; a Noite Cultural; os festejos do Núcleo de Cultura Gaúcha; e as confraternizações realizadas em nossas 14 regionais coloriram cada mês do ano que passou.

Já na Cultura e no Esporte, a retrospectiva nos dá certeza de que tudo valeu tanto a pena! Tivemos a Tertúlia Bancária, o Festival de Música, a Mostra de Talentos Bancários em Santa Maria; o lançamento do livro Água: Elemento Essencial da Vida; os 35 anos da Caixa de Pandora com muitas premiações; as apresentações do Coral APCEF; várias oficinas culturais; os Jogos de Integração; do Sul e Sudeste; o Botequim do Esporte; a Corrida do Pessoal da Caixa; a parceria com Rota X Motoclube; entre outros.

Mas um grande destaque do ano de 2015 foi para o show de democracia que os(as) associados(as) protagonizaram. Além das eleições para diretoria, conselhos, coordenadores(as) e representantes da gestão 2015-2018, o corpo associativo também foi chamado para definir os rumos do patrimônio da APCEF. A partir de uma consulta democrática, com 67,6% dos votos, definiu-se que a colônia de São Chico terá novas cabanas. E, falando em patrimônio, prepare-se para se impressionar com a grande revitalização feita na Colônia do Cassino. Ano novo, casa nova! E um brinde a 2016, que já iniciou cheio de conquistas!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: