Votação do PLS 555/2015 é adiada graças à pressão de entidades e trabalhadores 

2016-02-03 23:15:00

Teve êxito a mobilização dos trabalhadores de empresas públicas, centrais, sindicatos e outras entidades representativas no Congresso Nacional e nos estados. Foi adiada, mais uma vez, a votação do PLS 555/2015 (Estatuto das Estatais), que seria apreciado nesta quarta-feira (3). Também ficou definida a elaboração de um substitutivo ao projeto, a ser apresentado até o dia 15 de fevereiro, quando a matéria deverá voltar à pauta do Senado. A missão ficará a cargo de um grupo formado por técnicos do Senado e lideranças de partidos políticos.

O PLS prevê a transformação das estatais em sociedades anônimas e a alteração dos estatutos das empresas de economia mista. Na prática, o projeto prevê a privatização de estatais como a CAIXA.

A APCEF/RS apoia a luta contra a privatização, que é um retrocesso de um processo vencido nos anos 90, em mais uma tentativa de ser retomado. Transformar as empresas públicas em sociedades anônimas significa submetê-las aos interesses dos lucros dos acionistas e não aos interesses públicos da sociedade, comprometendo o papel social da CAIXA.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: