APCEF presente no projeto de educação Barco Escola Rio Limpo 

2016-03-23 20:46:00

A Associação de Preservação da Natureza Vale do Gravataí (APN-VG), através do Projeto Rio Limpo, promoveu no último sábado, 19 de março, umas das atividades que marcou a inauguração do barco-escola catamarã Rio Limpo. A APCEF/RS foi convidada a participar do passeio pelo comprometimento com a defesa da água pública. O livro "Água: Elemento Essencial da Vida", foi lançado em Gravataí em agosto de 2015.

Estiveram presentes o escritor do livro "Água: Elemento Essencial da Vida" e também conselheiro Gilmar Delvan, além do coordenador da Regional Vale dos Sinos Nestor Francisco Imhoff.


Gilmar Delvan (D) e Nestor Imhoff participaram do passeio do Projeto Rio Limpo

O escritor Gilmar Delvan destacou que o passeio é uma excelente ferramenta de educação: "É uma equipe que faz um trabalho comprometido, de caráter educativo e que aproxima o rio da comunidade. É um passeio belíssimo e um rio que é balneável em grande parte, e muitas pessoas não conhecem."

Nestor Imhoff comenta as etapas do projeto: "A APN-VG atuou nas escolas de toda a Bacia do Rio Gravataí, com a conscientização, através de filmes, seminários e ações educativas. Agora, temos esta nova fase do projeto, mostrando a prática do que foi trabalhado."

Para Sérgio Cardoso, geólogo coordenador do Projeto e também presidente do Comitê Gravatahy, o barco-escola consolida o Projeto Rio Limpo como a maior ação de educação ambiental do Vale do Gravataí. “Com o barco, nós queremos que cada vez mais pessoas conheçam o rio, se engajem na nossa luta e nos ajudem a divulgar que o Gravataí é um rio vivo”, declarou. Segundo Sérgio, a quinta posição no ranking dos rios mais poluídos do país se deve aos 30% de seu trecho próximo à foz, onde concentram-se as maiores zonas urbanas.


Passeio promove a educação ambiental

Marisa Zancan Godoy, associada APCEF e residente em Gravataí, parabeniza a iniciativa: "O Rio Gravataí é lindíssimo, e as pessoas o conhecem muito pouco. Vivemos hoje em um momento em que há uma grande degradação ambiental. A questão da água está mais forte do que nunca, nas disputas em função deste bem público. A inciativa do barco-escola é fantástica, por aproximar o rio da comunidade."

O barco realizará três viagens técnicas por dia, e as inscrições abrem na semana que vem para as escolas dos municípios que integram a bacia. As escolas que já participaram das atividades preliminares do projeto terão prioridade, neste primeiro momento.

Para maiores informações sobre o projeto, visite o site oficial.


Foto: APN-VG/divulgação

Compartilhe em todas as redes!

Share by: