Livro "Água: Elemento Essencial da Vida" lançado na Assembleia Legislativa de São Paulo 

2016-04-05 23:00:00

Os escritores e as escritoras do livro ÁGUA: ELEMENTO ESSENCIAL DA VIDA participaram de audiência pública para o lançamento do livro na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na terça-feira, dia 29 de março. A publicação é resultado da Oficina de Criação Literária promovida pela APCEF gaúcha e ministrada pelo escritor Alcy Cheuiche. O livro trata da defesa deste importante bem público, e está cruzando fronteiras, levando esta bela publicação pelo país. O convite partiu da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Alesp, por iniciativa do deputado estadual Luiz Turco.

O evento contou com participação das escritoras Karin Kestering, Neiva Santos Silva, Salete Mattje e do escritor Paulo Cesar Ketzer. Também participou da atividade o escritor Alcy Cheuiche. Representando a APCEF, estava presente a Diretora de Aposentados, Previdência e Saúde Célia Zingler. Do Sindiágua-RS, marcaram presença o secretário de Finanças e Administração Marco Antônio Brasil e o secretário geral e de Assuntos Intersindicais Arilson Wunsch, também diretor da Federação Nacional dos Urbanitários.


Publicação foi lançada em São Paulo

O evento contou com a presença de Dom Flávio Irala, coordenador da Campanha da Fraternidade 2016. Esse ano, a campanha ecumênica tem como tema "Casa comum, nossa responsabilidade", tratando principalmente da água e do saneamento básico. O lançamento da publicação ganha maior relevância no momento em que o tema da Campanha da Fraternidade pretende chamar a atenção da sociedade para debater o tema.



Presença de Dom Flávio Irala - presidente do CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs
Foto: Comunicação/Alesp

A escritora Karin Kestering fala da emoção do evento: "Percebi a emoção nas pessoas quando as ações e os sentimentos eram relatados nos contos. Foi um momento de muita aprendizagem para todos os participantes, muito enriquecedor. Agradeço a APCEF pela oportunidade, sou muito grata!"

A escritora Neiva Santos Silva agradece a oportunidade: "Com prazer e orgulho participei do Lançamento do livro, no coração da crise hídrica no sudeste do Brasil. Parabéns, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; obrigada APCEF, Alcy Cheuiche e colegas escritores pela oportunidade de dar visibilidade a este valioso trabalho."

O escritor Paulo Cesar Ketzer destaca a pertinência do tema: "A preocupação com os recursos hídricos é uma realidade universal. A publicação de uma obra que aborda o assunto não poderia de maneira alguma restringir-se a apenas uma área geográfica fechada. Nesse sentido, o livro começa a ganhar o espaço que lhe é devido, como já era preconizado quando da formatura dos alunos da Oficina de Criação Literária que lhe deu origem. O Assunto não se exaure num livro. Temos a certeza de que mais que uma obra literária estamos lançando uma bandeira. E essa bandeira começa a atravessar divisas. O lançamento da obra na Assembleia Legislativa de São Paulo é prova disso, o que é manifesto pelo real apoio e interesse que tivemos por parte dos parlamentares que nos acolheram e pelas autoridades e público presentes."

A escritora Salete Mattje compartilha o orgulho pela publicação: "O evento do lançamento do livro ocorrido na Assembleia Legislativa de São Paulo teve sucesso total com todos os méritos à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Alesp. Um agradecimento especial para toda a equipe e principalmente para a Celia Zingler intermediadora incansável na preservação da água em nosso planeta. Estamos todos orgulhosos pelo feito e muito agradecidos pela receptividade e acolhida em São Paulo."

A Diretora da APCEF Célia Zingler destaca a atuação da APCEF em defesa da água pública: "Mais um evento para divulgar e mostrar o talento dos escritores e escritoras e do mestre Alcy Cheuiche. Mais um evento para reforçar a importância da Água: Elemento Essencial da Vida. Parabéns para esta turma que escreveu uma obra importante para a vida. A publicação deste livro é mais um instrumento da APCEF gaúcha que assumiu o compromisso de lutar contra a privatização da água assim como o espetáculo teatral do grupo Caixa de Pandora A Última Gota."


Escritores realizaram a leitura de contos
Foto: Comunicação/Alesp

Compartilhe em todas as redes!

Share by: