Confraria Astronômica "Caixa de Jóias" realiza mais um encontro 

2016-05-04 17:06:00

“Já foi dito que astronomia é uma experiência de humildade e criadora de caráter. Não há, talvez, melhor demonstração da tola presunção humana do que esta imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, destaca a nossa responsabilidade de sermos mais amáveis uns com os outros, e para preservarmos e protegermos o "pálido ponto azul", o único lar que conhecemos até hoje.” (Carl Sagan, O pálido ponto azul.)



Na terça-feira, 26 de abril, aconteceu mais um encontro da Confraria Astronômica "Caixa de Jóias". Um grupo participativo e interessado discutiu os próximos passos do Projeto, que incluiu a adequação para o Observatório Astronômico na Colônia de São Francisco de Paula. A localização privilegiada do espaço permite uma excelente observação do céu, em meio à natureza.

O diretor da APCEF Ricardo Hubba, idealizador do projeto, destaca: "A proposta dos encontros é reunir todos os que tem interesse, tanto em contribuir com o seu conhecimento quanto em aprender mais. Desta forma, estamos com as portas abertas a todos, e também estamos aceitando a doação de materiais, como livros, gravações, todo o tipo de arquivo, para construirmos nosso acervo."

Um passo muito importante do projeto já foi dado, com a doação de um telescópio pelos associados Evanilda Padilha e Eduardo Longhi. No planejamento, a Confraria discute iniciativas como um curso de construção de telescópios, sessões de observação, possibilidades de abrir para escolas e disponibilizar o espaço para os(as) associados(as) e a comunidade.



Reunião da Confraria Astrônomica na sede administrativa da APCEF
O encontro foi finalizado com a apresentação do vídeo Universo em Detalhes. >Assista ao vídeo

Os agradecimentos vão para o professor Gentil Bruscato, do Clube de Astronomia do Colégio Militar de Porto Alegre, que realiza o apoio técnico do projeto, e para o Núcleo de Cultura Gaúcha da APCEF/RS, que promoveu o jantar de confraternização.



Jantar promovido pelo Núcleo de Cultura Gaúcha

Compartilhe em todas as redes!

Share by: