Oficina de Criação Literária "Mulheres Extraordinárias" 

2016-05-04 18:53:00

No final da tarde de terça-feira, 3 de maio, aconteceu mais um encontro da Oficina de Criação Literária "Mulheres Extraordinárias", ministrada pelo escritor Alcy Cheuiche. Após várias iniciativas de sucesso, a APCEF mais uma vez inova e aborda o tema das mulheres na história passada e presente em forma de produção de contos.


Encontros acontecem todas as terças-feiras, na AGEA

A associada Neusa Tolfo comenta um pouco de sua experiência com as aulas: "As aulas estão ótimas, indo ao encontro do que desejo. Eu nunca havia participado de uma Oficina Literária e está sendo uma descoberta. O professor Alcy Cheuiche tem muito conhecimento e o grupo é ótimo."

Os(as) alunos(as) seguem em intensa produção literária, trabalhando diversas técnicas de produção textual. Como técnicas trabalhadas, estão os constituintes da narrativa e seu melhor aproveitamento, hiperestesia, logoralli de frases, diferenças entre conto e crônica, diálogos bons e ruins, técnicas do sonho, humorismo, minimalismo na literatura, redação a partir de frases célebres, fotografias, pinturas, esculturas, músicas, teatro e cinema, incluindo técnicas de revisão.


Grupo e o ministrante, o escritor Alcy Cheuiche
As aulas acontecem em encontros semanais, e ao final do ano, os(as) escritores(as) lançarão livro na Feira do Livro de Porto Alegre.

As mulheres ao longo da história

As mulheres marcaram a história, desde o Egito antigo, com Cleópatra, que enfrentou o Império Romano, passando por importantes figuras da Mitologia, História, e no teatro Greco-Romano, como como Afrodite, Palas Atena, Eletra e Jocasta. Serão abordadas também histórias de mulheres nas mais importantes religiões, como Isis, no Egito; Maria de Nazaré e Maria Madalena; Khadijah, mulher de Maomé; a incansável na luta pelo semelhante Madre Teresa de Calcutá. Mulheres Extraordinárias na Europa após a idade média e no Brasil, como Carlota Joaquina e Anita Garibaldi. Isso, sem esquecer da participação das mulheres nas artes, ciências, política, chegando nas mulheres da atualidade.

Compartilhe em todas as redes!

Share by: