JB de junho/julho de 2016 disponível para leitura. Acesse! 

2016-07-26 17:00:00

Os associados e as associadas da APCEF estão recebendo a edição de junho e julho de 2016 do jornal João de Barro. Para acessar a versão online, clique AQUI.

Editorial


A pluralidade é uma riqueza especial da nossa querida APCEF. A cada mês, basta folhear as páginas do João de Barro para perceber que não se trata de uma associação qualquer. Qual entidade consegue promover uma mostra musical de grande sucesso, com a presença de 17 bandas de todo o Estado, e ainda se manter firme na defesa dos direitos de seus(suas) associados(as), propondo ações judiciais de vanguarda e participando ativamente das decisões da categoria em seus espaços deliberativos? Qual entidade consegue, com total saúde financeira, revitalizar e ampliar seu patrimônio – que já é de primeira linha – e ainda participar de eventos esportivos em nível nacional? Qual entidade prioriza atividades para aposentados(as) e pensionistas sem deixar de valorizar todo o seu quadro associativo? Sorria, associado(a), você está na APCEF, uma entidade que acabou de completar 63 anos com uma festa de alta gastronomia e o show da banda de sucesso nacional Nenhum de Nós.

Esses últimos dois meses foram exemplos de toda essa riqueza. No dia 21 de maio, mais de 300 pessoas se reuniram no tradicional pub porto-alegrense Sgt. Peppers, para a quarta edição da Tertúlia Bancária - Mostra Musical de Todos os Estilos para Todo o Rio Grande, promovida pela Associação com o apoio de entidades parceiras. O evento teve a participação de talentos de Santa Maria, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Marau, Eldorado do Sul, Guaíba e Porto Alegre, sendo um verdadeiro show de cultura e de integração.

Em junho, a APCEF também participou da 18ª Conferência Estadual de Bancários(as) e do 32º Conecef, dando o pontapé inicial à Campanha Salarial 2016. Após muitos debates sobre as prioridades da categoria, os(as) bancários(as) definiram a estratégia de negociação, aprovaram uma proposta de reajuste de 10% de aumento real, mais a reposição da inflação do período, e também deliberaram os itens da pauta específica da Caixa. Mas a luta deste ano não vai ser nada fácil. Com a crise econômica e política, os(as) trabalhadores(as) deverão ficar ligados(as) contra a supressão de seus direitos, comumente a primeira sangria usada por governos liberais – e, neste caso, ilegítimo – para garantir a hegemonia dos(as) detentores(as) do capital. A mobilização é geral! A mobilização é agora!

Ainda como parte da agenda desse último período, aconteceram eventos muito importantes, como reuniões em que os(as) associados(as) conheceram detalhadamente o teor da ação judicial autorizada em assembleia prévia, contra o equacionamento na Funcef, bem como ficaram a par das novas ações judiciais oferecidas pelo Seguro Jurídico em relação a benefícios do INSS. Saiba quais são as possibilidades dessas ações, nas páginas 11, 12 e 13, e não perca a oportunidade de reaver o que lhe é de direito! A APCEF também relata como conquistou a redução de R$ 300 milhões do montante a ser equacionado na Funcef. Tudo, é claro, à base de muita luta!

Ainda nesta edição, você poderá conferir como foi a segunda etapa do Curso de Formação de Lideranças, realizado no dia 25 de junho, em Tramandaí; e como estão as atividades culturais e esportivas da Associação, como a preparação para os Jogos da Fenae – que ocorrerão em agosto, em Blumenau -, e a oficina literária “Mulheres Extraordinárias”, de Alcy Cheuiche. E sobre o patrimônio, você ficará muito feliz em saber que o projeto arquitetônico para São Francisco de Paula está sendo otimizado. A comissão de obras estima que a instalação das fundações sejam iniciadas nos primeiros dias de agosto. São boas notícias ou não?

Uma ótima leitura e até a próxima edição!

Compartilhe em todas as redes!

Share by: